domingo, 30 de março de 2008

Livro Memórias do Quixará, de Cícero Menezes

O Blog Farias Brito e o Professor/Escritor Cícero Menezes estão disponibilizando a versão digital do Livro Memórias do Quixará para download. Este livro, que foi lançado em maio de 2002, resgata a história do antigo Quixará. Link para download do livro (em PDF) (Todos os direitos reservados ao autor). Para visualizar os Arquivos PDF é necessário ter instalado o programa Adobe Reader. Caso não tenha instalado, clique no ícone a seguir para fazer o download.  
Apresentação do livro:
Por Maria de Alcantara Seabra Pinheiro - Professora.
Grata pela incumbência que me foi atribuída, tenho a honra de apresentar este livro que retrata fielmente a história do nosso município. Desfolhando as páginas encontramos o cenário conhecido de nossa gente. A visão de um Quixará bafejado pelo vento da sorte, sacudido pelo terremoto que lhe mudou a feição antiga e o fez uma Farias Brito que se volta para o progresso e o desenvolvimento. Vemos também neste livro, uma Farias Brito nos seus albores, despontando silenciosa entre o calcário, contornada pelo rio Cariús, apreciada pela Serra do Quincuncá. Memórias do Quixará surgiu do sonho de um jovem que desde criança, quando fazia pesquisas escolares, se interessou pelas coisas do Quixará. Foi juntando cópias de documentos, colecionando recortes de jornais e revistas, ouvindo depoimento dos mais velhos, entrevistando outros sobre a sua estimada terra. O sonho do menino tornou-se realidade após uma década. O autor traduz um panorama da vida política do município, razão porque deu-se ao trabalho de proceder a pesquisa em torno da época e do homem, sobretudo da religião, relatando fatos marcantes nos diversos setores da vida social, econômica e cultural do município. É uma obra caracterizada pelo sentido da precisão, clareza e sobriedade. A linguagem é simples, porém dinâmica. Seu estilo sugere constantemente uma visão amorosa pelos antepassados. É um livro especial para estudantes e aficionados das histórias do passado, que trata de início, fundação e emancipação política do município percebendo-se facilmente o entrelaçamento dos fatos. No tom subjetivo do livro, transparece o devotamento de Cícero Menezes à causa fariasbritense, dos documentos guardados, da sua vivência, da sua privilegiada memória. Da sua iniciativa brotou este livro, que considero o germe da história de Farias Brito. Aqui outros pesquisadores terão uma fonte de informação para continuarem o caminho, a história. Como filha de Farias Brito, envaidece-me apresentá-lo. Os laços que me ligam a esta terra, acordaram em mim a infância vivida no Distrito de Cariutaba, a juventude na sede do município, a saudade do meu pai, da minha avó, da minha irmã, dos meus sogros que já se foram, as lembranças aconchegadas no meu íntimo, o desejo de junto com o amigo Cícero Duarte de Menezes embalar Farias Brito nos acordes da encantadora melodia : “entre os socalcos que te ornam ó berço amado”. 
O Autor
Por Francisca Francineide de Oliveira Lima - Professora.
CICERO DUARTE DE MENEZES, nasceu aos 10 de dezembro de 1974, na cidade do Crato-CE, filho de Isaú Duarte Leite e Irene Pereira de Menezes. Iniciou a sua formação educacional em Farias Brito, berço tradicional de sua família, junto à Escola de 1º grau Gabriel Bezerra de Morais onde concluiu o Ensino Fundamental no ano de 1989. Cursou o Ensino Médio no Colégio Municipal Pedro Felício na cidade do Crato, vindo a concluir o curso na Escola de 1º e 2º graus Getúlio Vargas, no ano de 1993. Em 1994, foi aprovado no vestibular da Universidade Regional do Cariri – URCA, ingressando no curso de Pedagogia e habilitando-se para o magistério e administração escolar. Como universitário participou de seminários, encontros, simpósios, destacando-se de forma reconhecida nas atividades acadêmicas. Teve bom relacionamento com seus professores e colegas e deu passos significativos para a sua vida profissional. A culminância do curso ocorreu com a colação de grau no ano de 1998. Várias são as atividades profissionais exercidas pelo professor Cícero Menezes, destacando-se: . Catequista da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – 1989 a 1992 . Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Gabriel Bezerra de Morais - 1995 a 1996. . Radialista amador, redator e apresentador do Jornal Farias Brito Notícias pela Rádio Comunitária S. Sucesso – 1997 a 1999. . Eleito pela comunidade para a função de Conselheiro Tutelar de Farias Brito – 1998 a 1999. . Aprovado em Concurso Público para Coordenador Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental e Médio Luiz Otacílio Correia ( Cariutaba ) – 1999 a 2001. Sempre que se faz necessário presta serviços relevantes à Comarca de Farias Brito como membro da Junta Apuradora de Votos e integrante do Tribunal Popular do Júri. É membro supremo da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil), representante das Associações Comunitárias junto ao CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável) e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Farias Brito. Além dessas funções de caráter social e comunitário exerce atualmente a coordenação pedagógica (5ª a 8ª série) da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desportos e Professor Temporário da Escola de Ensino Fundamental e Médio Gabriel Bezerra de Morais, desempenhando um trabalho digno e proveitoso junto aos professores e resgatando a cidadania junto aos discentes. Dotado de reconhecida inteligência é tido como uma figura de destaque na sociedade fariasbritense, contribuindo significativamente com processo de desenvolvimento do município e elevando o seu nível cultural. -- Entre em contato com o autor: cicero.menezes@bol.com.br

4 comentários:

Dr. Cazuza disse...

Os filhos da terra que moram distantes agora têm a oportunidade de ler o livro "Memórias do Quixará". Um bom serviço prestado pelo Blog de Farias Brito. Um ato fraterno do autor Cícero Menezes.
CAZUZA

elmano rodrigues pinheiro disse...

Cícero produziu um marco, na história de Farias Brito. Conseguiu recuperar com fidelidade,pessoas e fatos históricos, na hora certa, servindo sua obra como referência e objeto de pesquisa.
O poder público precisa mostrar a cara e patrocinar uma segunda edição, dando uma cara nova e uma atualização, para que esse resgate seja nas bibliotecas públicas, não apenas um objeto de uso doméstico.
Cícero tem se dedicado de corpo e alma a uma causa nobre, e o seu trabalho tem dado bons frutos,merecendo de todos,um voto de louvor, carinho, amizade e respeito.
Parabéns Garôto, essa flor começa a desabrochar.

























o poder público precisa mostrar a cara, e patrocinar uma segunda edição

Yuri Lacerda disse...

Um gesto muito bonito o de Cícero disponibilizar esta grandiosa obra para os visitantes do Blog Farias Brito. Já tive o prazer de ler este livro. Faço das palavras de Elmano as minhas, com certeza o governo deve patrocinar uma segunda edição para que mais pessoas tenham acesso a este livro e seja atualizado o conteúdo. Parabéns Cícero!

Unknown disse...

Parabéns Cicero Menezes e outros