segunda-feira, 3 de março de 2008

Silva Antero, o nosso grande benemérito.


Muitas personalidades marcaram um importante ciclo na história
da educação, na comunidade de Farias Brito. Foram responsáveis
pela libertação e crescimento, de centenas de jovens, que por falta
de oportunidade, e condições de um vôo mais extenso,
se comprimiam num mundo de sonhos reprimidos.
A primeira leva que tanto nos enchia de orgulho,
nos remetia a um passado com poucos registros
mais de grande importância, sob a batuta do grande mestre,
professor Lapércio Moreira.
Como uma sombra na memória, aparece a lembrança
de uma pequena Escola Normal, que precisa ser esmiuçada
pelos nossos incansáveis pesquisadores.
Comecei a engatinhar, sob a batuta ameaçadora da palmatória
de Dona Izaulina, que me deixavam com os olhos arregalados
no milho, que serviria de tormento aos pobres joelhos indefesos.
A chegada de Dona Carmelita Leite parecia um grande presente
do céu, pela ternura angelical que nos contaminava.
As coisas mudaram, e Gracildes e Lisieux Araújo,
nos conduziram ao passaporte para a primeira arremetida.
Estávamos desabrochando para o mundo.
Era a construção de um novo ciclo.
Como em todas as situações que se aproximam de uma grande
crise, surgiram os heróis que abraçaram a nobre causa,
a fundação de um ginásio. E para surpresa de todos,
apareceu talvez o primeiro benemérito da história da educação
do nosso município, João Antero da Silva, o nosso popular Silva Antero,
que nos presenteou de coração, com a sede do que seria o nosso
tão importante Ginásio.
As páginas seguintes da história estão abertas, e teremos
a oportunidade de escrever como foi importante a presença
de Dr.José Maria de Melo, Dona Terezinha, Dra. Aleluia,
Dr Leônidas, Pe. Adauto, Dr. Valmir, Seu Bié,
e tantos outros mestres, que souberam se doar,
para tão importante empreendimento.

Elmano Rodrigues Pinheiro

2 comentários:

laice disse...

Elmano: excelente contribuição ao Blog de nossa querida terra.Continue escrevendo textos tão bons com estes que nos enriquecem e ao mesmo tempo contribuem para nossa memória histórica.Parabéns!

Unknown disse...

tanta coisa que eu leio e me vem na lembrança pessoas que foram importantes na minha vida como voce disse dona carmelita um anjo do ceu prof.Lapercio quanta luta por esta escola foi meu professor. Lizieux Araujo quanta saudades tenho dela me chamava de pequerrucha por eu ser a menor da classe oh! Farias Brito quanta gente boa ficou para sempre na nossa memoria Irene