quinta-feira, 27 de março de 2008

II Concurso Literário & XIII Festival de Violeiros de Farias Brito

II Concurso Literário: "Brasil, um país de todas as cores"
&

XIII Festival de Violeiros de Farias Brito


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com o Centro Cultural Maria Mariêta Pereira Gomes, lança o Concurso Literário "Brasil, um país de todas as cores", no intuito de resgatar a significativa participação das culturas afro-brasileira e indígena na formação do povo brasileiro.

I – Período de Realização


O Concurso realizar-se-á no período de 1º de abril a 1º de Maio de 2008.

II - Público-alvo

O Concurso será destinado aos alunos matriculados no Ensino Fundamental II (6ª a 9ª) da Rede Pública de Ensino do Município de Farias Brito.

III – Organização do Trabalho

O trabalho deverá ser composto em forma de cordel, num conjunto de 15 (quinze) estrofes de 06 (seis) versos, abordando a importância das culturas afro-brasileiras e indígenas na formação do povo brasileiro.

O trabalho escolhido em cada Escola deverá ser entregue na Secretaria de Educação até o dia 12 de abril de 2008, devidamente digitado.

A capa de cada cordel deverá ser um desenho feito por um aluno da Escola, retratando o mesmo tema do cordel, e deverá conter o nome do autor do cordel e da capa, bem como o nome da Escola e da localidade.

IV – Dos participantes

Poderão participar todos os alunos interessados, mediante a Coordenação do Centro de Multimeios ou da Coordenação Pedagógica da Escola.

V – Da Seleção dos melhores trabalhos

Cada Escola selecionará através de seus professores de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas o melhor trabalho, que será encaminhado à Coordenação do Projeto, para ser impresso em forma de Cordel em nome de cada Escola, e ser lançado no dia 1º de maio, por ocasião do XIII Festival de Violeiros.

Os trabalhos serão vendidos pelos alunos no local do evento e a renda será distribuída 50% para o autor da obra escrita e 50% para o autor da capa.

VI – Orientações Metodológicas


Os Professores de Língua Portuguesa orientarão os alunos na construção dos versos, observando a métrica e as regras gramaticais.

Os professores de História e Geografia serão responsáveis pela pesquisa sobre o tema, juntamente com os alunos, a fim de oferecer os conhecimentos necessários para a realização dos trabalhos escritos.

Para tanto, são sugeridos os seguintes procedimentos para os professores:
  • Pesquisar sobre as expressões afro-brasileiras e indígenas.
  • Prezar pela valorização das culturas em estudo.
  • Divulgar a realização do trabalho para toda a comunidade.
  • Monitorar o trabalho em todo o seu decorrer.
Não serão aceitos trabalhos que em qualquer hipótese apresentem preconceito ou discriminação por qualquer uma das duas culturas.

VII - Orientações para a seleção dos trabalhos.


Deverá ser selecionado o trabalho que mais expressar os seguintes aspectos:
  • estar vinculado às tradições de uma ou das duas culturas;
  • abordar tradições e costumes dos povos dessas culturas.
  • reforçar a identidade afro brasileira e indígena;
Colaborou: Cícero Menezes

Nenhum comentário: