quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CINEASTA CARIRIENSE ROSENBERG É O MAIS NOVO CIDADÃO BARBALHENSE

Bastante concorrida à sessão solene que outorgou o título de cidadão barbalhense ao escritor e cineasta Antônio Rosemberg deMoura(Rosenberg Cariri), na noite desta quarta-feira 19, no plenário 13 de Junho do Palácio Luiz Filgueira Sampaio, sede do Poder Legislativo.
À autoria da outorga do título de cidadão foi dos vereadores, Daniel Cordeiro de Sá Barreto que presidente da Casa e do vereador Rildo Teles. Na sessão solene, registraram-se as presenças da vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia, que esteve representando o prefeito Zé Leite; do secretário de Cultura Antônio de Luna; do jornalista e professor João Hilário Coelho Correia; do escritor e historiador o médico, Napoleão Tavares Neves; Zuleide Fernandes, representante da URCA (Universidade Regional do Cariri); Dra. Juraci Maia representante da UFC; representantes da Fundação Pró-Memória; da secretária de Cultura do Crato; Danny de Jader; poetas; professores e historiadores, além da representatividade da cultura popular do Cariri, através dos grupos folclóricos, reisados, penitentes, incelencias e os irmão Anicetos, famosos pelos seus pífanos e zabumbas. Rosenberg Cariri é natural de Farias Brito, nos1980, lançou a revista que integrava movimentos artísticos da cidade do Crato (Nação Cariri), em circulação de 1981 a 1987. Seus trabalhos têm a finalidade de dar voz às minorias, preservar a história e as raízes da cultura popular do Nordeste.
O secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, ressaltou o momento e disse que Rosemberg Cariri a partir de agora, é um irmão institucionalizado (um cidadão barbalhense), vai levar ainda com mais força, a cultura barbalhense além fronteiras.
O historiador, escritor e médico Napoleão Tavares Neves, disse que foi um momento impa, porque é um reconhecimento, em borá tardia. Porque Rosemberg projetou Barbalha a nível nacional através da festa de Santo Antônio.
A vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia, disseque o município não poderia deixar de estar presente, porque Rosemberg Cariri fez muito por Barbalha, divulgando acultura popular. “Foi um título mais do que merecido, nós temos que ficar felizes por esse filho ilustre, ainda vai divulgar muito o nome de Barbalha pra muito longe”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Cordeiro disse que o momento foi especial, não só para Barbalha, mas, para o Legislativo em poder conceder o título de cidadão ao cineasta Rosemberg Cariri, porque ele levou o nome de Barbalha não só para o Brasil, mas, para o mundo.
O vereador Rildo Teles, disse que foi uma justiça em outorgar o título de cidadão a Rosemberg cariri, diante do que ele fez pela Barbalha, mostrando a cultura local.
O Jornalista e professor João Hilário, em suas palavras enalteceu a pessoa de Rosemberg Cariri, desde 1996 quando esteve aqui em Barbalha filmando o filme de projeção nacional, Corisco e Dada. ”Rosemberg Cariri é de uma grandeza extraordinária, pelo seu talento, pelo seu caráter e pelo que ele fez, e faz divulgando o Cariri, divulgando Barbalha, a nossa cultura, nosso povo, nossas terras, por isso que hoje, Rosemberg é um cidadão Cariri, ele é um mestre da cinematografia do Nordeste”, disse João Hilário.

 
 Fonte: www.barbalha.ce.gov.br

Nenhum comentário: