quarta-feira, 31 de março de 2010

Fique de olho: novos cursos superiores públicos no Cariri

A partir do segundo semestre deste ano estarão funcionando no Crato novos cursos superiores públicos – um de Zootecnia e o outro de Sistemas de Informação. Estes cursos serão oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Crato, antiga Escola Agrotécnica Federal do Crato.

O Instituto está passando por diversas reformas na sua infra-estrutura. Estão sendo reformados: salas de aulas, laboratórios, alojamentos, biblioteca, salas administrativas, etc. Também houve recentemente a contratação de novos professores doutores, mestres e especialistas para viabilizar o início dos novos cursos superiores.

As inscrições para o vestibular estão previstas para o mês de maio e o vestibular para o mês de junho. A instituição está situada na rodovia que liga Crato ao Exu-PE (CE-292), Sítio Almécegas, Km 05.

Aquariano, logo existo!

Aquariano, logo existo! Luiz Domingos de Luna* Outro dia eu estava bem sentado no meu planeta natal, quando de repente comecei a pensar, ora, enquanto estava pensando, descobri que em Aquarius não se pensa, logo o pensar não existe, diante desta situação vexatória, passei do chip dos humanos para o dos aquarianos, foi um impacto muito forte, pois, a partir do momento do transplante todo pensamento sumiu, o chip aquariano é tão somente uma gravação que remonta a Big Bang, o tempo real não existe, um barulho ensurdecedor, são fatos ocorridos, tudo bem encaixado em uma seqüência perfeita. - Quando a bateria que fornece energia parar – Como é que fica? - coloca-se uma nova, - Quando o chip pifar?- Coloca-se um novo. – O novo é atualizado?– Não, porque isto nunca acontece. Em Aquarius o tempo real não existe. Tudo é feito para a eternidade. Uma energia contínua que clona qualquer pensamento e coloca no arquivo da memória. - Nós somos como o sol a energia que consumimos é a mesma que produzimos, logo, matematicamente, o zero seria sempre o nosso referencial para o inicio, o meio ou o fim. Os humanos para existir, precisam pensar, e nós? - Nós precisamos apenas da matéria escura, sempre na matéria escura nós temos o formato, sem a matéria somos diluídos no espaço sideral, pois o nosso campo gravitacional é inverso ao que você conhece. -E eu, finalmente, sou um terrestre ou um Aquariano? - O dois? - como assim? - você funciona na matéria clara e na escura. -Existem outros que também são assim? -Sem dúvida -Alguma dúvida ? -Todas -Alguma certeza ? -Nenhuma -Mas é assim que a coisa funciona. * Professor, Aurora – Ceará. * Colaborador Blog Farias Brito

domingo, 28 de março de 2010

IBIAPINA: O HOMEM

IBIAPINA: O HOMEM
Transcrição: Luiz Domingos de Luna*
Padre José Antonio de Maria Ibiapina, assim assinava aquele que o povo chamava de mestre Ibiapina, o maior missionário do Nordeste. Cujo centenário se celebrou em 1983. Hoje em dia ele está quase totalmente esquecido, mesmo no Nordeste, salvo em algumas comunidades rurais muito tradicionais em que se mantêm algumas devoções recomendadas por ele ou nas imediações de Santa Fé, perto de Arara, na Paraíba, onde foi sepultado. Cada ano em Santa Fé no dia 19 de fevereiro uma piedosa romaria reúne os últimos os últimos devotos do Padre Mestre. Nada mais injusto do que o esquecimento em que caiu o grande missionário do sertão do Nordeste. Se tivesse tido continuadores, a face da igreja no Nordeste e no Brasil teria podido ser diferente. Mas a circunstância histórica não lhe foi favorável. Depois do Vaticano I, no Brasil a igreja entrou nos rumos da romanização e do ultramontanismo. Os bispos pediram a ajuda de religiosos europeus formados na mais estrita observância do Ultramontanismo. A Herança pastoral autóctona foi abandonada. Em torno à figura do maior e dos mais originais dos missionários do Nordeste, criou-se um silêncio de quase reprovação. Ibiapina nasceu em 1806 numa fazenda perto de Sobral, no Ceará. O Seu pai era escrivão o público. Seu pai teve parte ativa na revolução de 1824, conhecida como confederação do Equador, e foi fuzilado. O Seu irmão mais velho. Pela mesma razão. Foi preso na ilha de Fernando de Noronha onde morreu misteriosamente. Estudou dois anos no seminário de Olinda de 1823 a 1825. Mas não se entrosou e saiu. Entrou na faculdade de direito recém fundada e formou-se aos 26 anos, assumindo imediatamente a cadeira de direito natural na escola de direito. No ano seguinte, aos 27 anos, ele é juiz de direito e chefe da polícia em Quixeramobim. Aos 28 é eleito deputado federal na constituinte de 1834. (...) Em 1855, dois anos depois da ordenação, deixa o Recife definitivamente para buscar a sua vocação no sertão. Deixa a igreja instalada da capital pernambucana que a ninguém para buscar o povo de Deus perdido nesse interior interessa. Então começa a sua vida missionária. Os últimos 28 anos de sua vida vão fazer uma extraordinária carreira de missionário. De 1860 a 1876 foram os anos da vida itinerante. A partir de 1876, Ibiapina, paralisado, instala-se em Santa Fé, continuando a dirigir asa suas fundações à distância. Aí morre em 1883.
*É mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz, - Penitentes - Forania do Aurora no Estado do Ceará, aos 28 dias do mês de março, 2009.
Bibliografia: Ibiapina José Antonio de Maria, 1805 – 1883 Instruções Espirituais do Padre Ibiapina/ José Comblin {organizador} – São Paulo: Ed. Paulinas, 1984.

Domingo de Ramos

A quaresma foi o transcurso de um longo caminho percorrido para a chegada da Páscoa. Uma experiência de conversão, de mudança de atitudes, principalmente tendo em vista o enunciado pelo tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Economia e Vida”.

Muitos cristãos fizeram algum tipo de penitência, como jejum de comida, de bebida, de palavras, de gastos supérfluos, de violência ou agressividade, de jogar lixo fora da lixeira, de respeito para com a ecologia etc. Só que isto deve acontecer, não só na quaresma, mas à vida toda.

O trajeto de Jesus aconteceu na Palestina, terminando com sua triunfal chegada em Jerusalém, onde foi recebido com festas e com tapetes e ramos espalhados pelas ruas. Esse fato constitui para nós hoje o que celebramos no Domingo de Ramos, marcando o início da Paixão, ou da Semana Santa.

O povo estava maravilhado com Jesus, porque Ele realizava muitos milagres. Foi então recebido com gritos de alegria, tendo a esperança do resgate da vida e da liberdade contra a escravidão política, econômica e religiosa daquele tempo.

A voz do povo é sempre muito forte. Queriam calar sua boca, mas Jesus disse que se isto acontecesse, até as pedras falariam. Muitas autoridades ficaram incomodadas com o jeito de ser e a popularidade de Jesus. Por isto tramaram sua morte.

Os meios de comunicação do tempo conseguiram “fazer a cabeça do povo” contra a identidade de Jesus. Fizeram o povo pedir a sua morte. O resultado foi o que vivenciamos principalmente nas cerimônias do Tríduo Pascal, na 5ª, 6ª Feira e Sábado Santo.
A prática de Jesus era sempre de um rei muito pacífico e humilde, com atitudes de serviço e não de poder. Enfrentou, sem violência, o que lhe foi imposto pela violência humana. Ele venceu os sofrimentos pela violência do amor.

Desejamos para você, caro leitor/a, uma Semana Santa de reflexão, de renovação de seus compromissos cristãos, e os votos de um Tríduo Pascal centrado no respeito, no amor e na doação assumido por Jesus Cristo.

Dom Paulo Mendes Peixoto

www.cnbb.org.br

sexta-feira, 26 de março de 2010

Júlia Briosa - Rainha altiva do Alto do Cruzeiro.


Algumas pessoas que nasceram especiais para a vida, não vieram de berço de ouro, descendência nobre, ou de famílias tradicionais.
O mundo as trouxe, para que durante a sua trajetória, mostrassem o significado real da existência, e servissem de referência àqueles que se julgam superiores, e verdadeiros guardiões da verdade absoluta.
Um exemplo de dignidade humana sempre me veio aos olhos.
Pessoa simples, humilde, trabalhadora, conhecedora das suas virtudes, e com um senso como ninguém do seu verdadeiro papel na sociedade.
A vida para ela sempre apareceu, como uma impiedosa madrasta. Ceifou seus galhos, impôs humilhações, e lhe deixou à margem da vida, navegando a deriva jogada à sua própria sorte.
Artista ímpar, brilhou na vida como uma estrela, com suas mãos de fada tirando da terra o seu sustento, e a sua arte.
Privada da visão para admirar a beleza da modernidade, vive essa grandiosa figura dentro do seu alto nível de religiosidade, talvez a agradecer a Deus, pela oportunidade de trazer ao mundo, o verdadeiro sentido da negação aos desejos terrenos.
Saravá Mãe Julia Briosa,Rainha altiva do Alto do Cruzeiro, e Líder Espiritual daqueles que tem o pé no chão.

Hora maldita - Por Francis Gomes

Hora maldita Se a saudade matasse este caipira Que deixou sua terra há tantos meses Apesar de morte ser só uma Eu teria morrido muitas vezes Mas a saudade não mata só machuca E a gente fica sem saber o que se faz Tento esquecer para ver se diminui Isto só serve pra saudade aumentar mais Sufoca o peito me dá um nó na garganta É um negócio esquisito por demais Pois não há nada mais triste neste mundo Que ser sozinho e viver longe dos pais Então eu penso que maldita foi a hora Que iludido eu deixei meu pé de serra Me aventurando buscando a felicidade Pra viver triste e infeliz em outra terra. Francis Gomes

Tristeza

Seca


O tempo esta passando
E a chuva não cai no chão
Deixa o lavrador pensando
De como ganhar o pão.
Com as lavouras morrendo
É de cortar coração.

Mas uma vez está à frente
Nossa maior inimiga,
Trazendo choro permanente
E também muitas intrigas,
Deixa o povo indiferente
Semeando muitas brigas.

A tal seca nordestina,
Devoradora de sonhos,
Vem completando a sina
De cearenses risonhos
Como se fosse rotina
Maneira como suponho.

Anoitece e amanhece
Com o céu limpo e azul,
O agricultor reconhece:
É preciso ir pro sul,
Para não ver o filho que cresce,
Andando descalço e nu.

Passa as experiências,
Do dia de São José,
Pelos os dados da ciência
O lavrador perde a fé,
Homens perdem a consciência
Vendo a seca como é.

Alguns tentam imaginar,
O que pode acontecer,
Como irão se virar
Para poder sobreviver
Mas ninguém deste lugar,
Consegue nada prever.

É um sofrimento eterno
De um povo triste e faminto,
Não há que seja moderno
Com criança dando grito
E os pais desesperados
Clamando por Jesus Cristo.

Porem a chuva não cai
E o sertanejo perde a fé
Principalmente depois
Do dia de são José
Morre a esperança
De homem de mulher



Francis Gomes

AGRADECIMENTO

PE.VALDEMAR AGRADECE: Agradeço o acolhimento recebido da parte do povo da BETÂNIA,DO SÃO JOÃO E DE FARIAS BRITO.Um agradecimento especial à família de Balbino Ferreira,de Dr.Cícero Saraiva e ao Dr.Cazuza pela visita que me fez,com sua distinta família e pela postagem das fotos de minha missa em NOVA BETÂNIA,NO BLOG DE FARIAS BRITO.A vocês obrigado por tudo.Na realidade tenho estado muito ausente de minha querida cidade natal,desde o o tempo que de lá saí,aos quatorze anos´para estudar no Seminário Sagrada Família,depois de ordenado ainda fui pároco aí,por um ano,depois fui transferido para uma paróquia em Natal-RN.RESUMINDO:Pároco,diretor de colégio,capelão da Marinha e atualmente pároco,novamente.A visita à minha terra,no mês passado foi muito gratificante.Apesar de poucos dias,deu para perceber o progresso da cidade e matar a saudade.

quinta-feira, 25 de março de 2010

O Eterno Patriarca da Ordem Santa Cruz-Padre Cícero Romão Batista

O Eterno Patriarca da Ordem Santa Cruz-Padre Cícero Romão Batista. Luiz Domingos de Luna* O Eterno patriarca da Ordem Santa Cruz no Cariri, Cícero Romão Batista, fonte de luz perdurará por muitos anos, séculos (...), A atuação contínua do Padre Cícero dentro de parâmetros exclusivos foi responsável pela gravitação da diocese do Crato criada pela Bula “CATHOLICAE ECCESIAE” de sua santidade o papa Bento XV, do dia 20 de Outubro de 1914. Em 07 de março de 1875 o primeiro bispo do Ceará D. Luiz Antonio dos Santos abre o seminário do Crato. No dia 1º de janeiro de 1916, dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva toma posse na diocese do Crato .Com Relação a Cícero Romão Batista, ordenado sacerdote na Igreja da Prainha, em fortaleza, por Dom Luiz Antonio do Santos 1º bispo do Ceará, celebrando sua primeira missa por escolha própria no dia 24 de dezembro de 1871 em juazeiro, sendo entronizado capelão da Capela de N. Senhora das Dores, em Juazeiro no dia 26 de setembro de 1872. Por indicação do primeiro bispo do Ceará D. Luiz Antonio dos Santos Vez que somente no dia 13 de maio de 1881 D. Luiz Antonio do Santos deixou o Ceará onde foi preconizado arcebispo da Bahia.Pelo que consta até esta data as relações com a Santa Igreja de Roma e o Padre Cícero Romão Batista foram transcorridas de forma natural e espontânea, inclusive no dia 28 de agosto de 1884, D. Joaquim Vieira, 2º bispo de Fortaleza, benze a nova igreja de N. Senhora das Dores e sagra a pedra do Altar-mor, em 22 de abril 1886 é feita a instalação do sacrário permanente da igreja Nossa Senhora das Dores.“Considerando que a abolição da escravidão no Ceará foi antecipada em 04 anos a nacional, Considerando que não existia uma política estadual de inclusão dos “libertos” entra neste filão em defesa dos excluídos” escravos libertos” como o falecimento do primeiro patrono da Ordem Santa Cruz no Ceará, Padre José Antonio Maria Ibiapina, assume o patronato o Pe Cícero Romão Batista que, como segundo patrono da Ordem Santa Cruz assume toda sorte da problemática social o da exclusão do estado de uma política de integração do homem do campo e os Libertos a vagar em Canudos sob as diretriz de Antonio Vicente Mendes Maciel, que a pisada do Estado federal, os excluídos encontraram guarida em Juazeiro do Norte na pessoa do Patrono da Ordem Santa Cruz – Padre Cícero Romão Batista. A Omissão do Estado à época causou inúmeros problemas para a igreja Secular, principalmente para a diocese do Crato no cariri Cearense, como para a Ordem Santa Cruz – Penitentes - Santa Igreja de Roma.O Filho ilustre do Crato Cícero Romão Batista assumiu toda dor do nordestino desgarrado, inclusive dando guarida a todos os irmãos da ordem e afins.Uma diocese recém criada no Crato que precisava de toda uma estrutura de hierarquia para o seu desenvolvimento e integração da região no caldeirão de uma sopa cultural social e religiosa com a cobrança de um estado que nada oferecia, mas tudo cobrava não uma cobrança normal mais uma cobrança opressora e repressiva.O Que fez a Santa Igreja de Roma diante da opressão do estado brasileiro para com os desvalidos do nordeste brasileiro?Creio que diante da inoperância do estado a igreja começou a punir os seus, não por vontade ou ódio, mas por força de um estado opressor, ameaçador e selvagem. O Objetivo deste artigo não é de ser o dono da história ou da verdade, a pretensão única é analisar os fatos históricos, religiosos e sociais com fundamentação teórica para novas problematizações e questionamentos. . Bibliografia O Padre Cícero por ele mesmo, Terezinha Stella Guimarães e Anne Dumoulim, Editor Vozes, 1983, Petrópolis, Rj Brasil. Álbum Histórico do Seminário Episcopal do Crato, Em comemoração ao cinqüentenário de sua fundação 1875 – 1925 Rio de Janeiro TVP Rvp dos Tribunes-Rua d Carmo, 55.Histórico da Diocese do Crato - Jubileu de Diamante da diocese Sob o governo de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, Mons. Raimundo Augusto, 1988 Crato Ceará. Instruções Espirituais do Padre Ibiapina, José Comblin Edições Paulinas, 1984. *É Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz – Penitentes – Santa Igreja de Roma, forania de Aurora aos 25 dias do mês de março, 2010.

segunda-feira, 22 de março de 2010

PENITENTES DE AURORA CLAMAM SÃO JOSÉ E A CHUVA CAI

PENITENTES DE AURORA CLAMAM SÃO JOSÉ E A CHUVA CAI. Em reunião do grupo da Ordem Santa Cruz de Aurora, presidido pelos Decuriões: Zé Carneiro e Chico Leal, do subgrupo da Malhada Funda no último dia 19 de março, na rodovia CE 286, Caminhoneiro Orlando Leite de Macedo na aglutinação de toda forania, os Peregrinos de Assis, seguindo a regra bulada do Padre Cícero Romão Batista, no miseré de contemplação ao alto, em homenagem a pai adotivo de Jesus Cristo – São José – ladeado do cruzeiro itinerante, a oração de petição de chuvas foi o ato solene litúrgico religioso, sob, as lágrimas ardentes da fé dos sertanejos bravos, fervorosos e fortes, partindo do alertai na entrada do Sitio Angicos, as preces e louvores, quando ao lado do Motel Você Decide, na inauguração do cruzeiro do irmão Vicente Benício de Luna Neto, terço organizado pela irmão da Ordem Santa Cruz Geraldo Benicio de Luna, a fumaça do canto solene, na silhueta da fé, subia ao alto aos Braços de São José e retornava a terra que feliz ficou ao ver o ato daquelas fortes figuras cadavéricas receber o manto da devoção espiritual ao Santo Padroeiro do Ceará. O céu estrelado na gangorra espiritual, já, no cansaço do poder racional, quebrando todo o raciocínio da linha lógica da meteorologia e da ciência, como num bailado imaginário entre São José e o Padroeiro da cidade de Aurora – Menino Deus, as estrelas, e a sequidão da aridez vão, ao som do templo, dando origem a estratos esparsos, e não mais que um dia depois, os nimbos a caírem, em forma de nuvens escuras e haja chuva no município de Aurora no estado do Ceará. Se foi fé ou coincidência fica a dúvida para os teólogos e cientistas. Nota feita pelo irmão da Ordem Santa Cruz Dadá Fanduca Aurora, 22 de março, 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

Visite o Blog de Altaneira


O Blog de Altaneira é um sítio sem fins lucrativos, visa tão somente promover e divulgar nosso Município, propiciando um espaço para discutirmos política, cultura, costumes e outros temas de interesse coletivo.

Se você deseja publicar algum artigo no Blog de Altaneira, entre em contato conosco:

blogdealtaneira@gmail.com

Administrador: Raimundo Soares Filho. (88) 9217-1106

Visite:

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Morte do Aquariano

A Morte do Aquariano Luiz Domingos de Luna* Outro dia eu estava respirando como de costume, tranqüilamente, uma dor, uma dor muito forte, contínua e grossa, como sou cardíaco fino, pensei: deve ser a taxa de triglicerídeos que subiu de forma alarmante, creio, igualmente, que o metabolismo do organismo é sensato o suficiente para contornar esta situação. Uma artéria, talvez a espreita de uma oportunidade, que finalmente apareceu, entupiu, o cérebro a esperar o oxigênio, que também não veio, parou, e eu como não podia fazer muito fiquei somente a aguardar os novos acontecimentos. Como não podia ser diferente, o óbito um mal necessário, me acudiu prontamente, até que enfim, um fim pensei. Criei assim uma grande solução para os humanos e um grande problema para os aquarianos, vez que, em Aquarius, a morte é algo obsoleto, nem existe e não faz parte de nossa cultura. Os humanos, que na verdade são humanos me levaram para uma tumba em um lindo Cemitério. Era noite, porém os lindos refletores davam a impressão ser dia, ruas bem delineadas e silenciosas. Finalmente sozinho, que deve ser a solidão de todos; portanto nenhum privilegio para mim. De repete escuto uma grande discussão. Como já estava deitado aproveitei a posição para escutar melhor o barulho, na verdade, um debate dos meus irmãos Aquarianos. Uns mais exaltados diziam: esta morte está errada, esta morte não devia acontecer – Está tudo errado. - Como assim? Perguntou outro, - Como vamos noticiar a morte de um Aquariano em Aquarius se nós aquarianos não provamos da morte? Depois de muita refrega decidiram me levar para o meu planeta de origem, mas sempre com uma dúvida no ar - A matéria agüenta a velocidade da luz ? – pois nós vamos acelerar seis vezes mais – O calculador encontrou uma solução rápida para a problemática, vamos acelerar bem, quando houver a desintegração total a gente coloca nosso motor gravitacional em rotação plena,junta as partículas e em Aquarius a gente monta tudo novamente e ninguém nem desconfia. Alguma dúvida? - Todas Alguma certeza -Nenhuma. -Mas é assim que a coisa funciona. Professor – Aurora -Ceará

Previsão do tempo para Farias Brito - CE

Jogos Abertos do Interior realizado em Várzea Alegre

"Jogos Abertos do Interior" realizado com sucesso em Várzea Alegre.

Encerrou-se neste domingo (14) os Jogos Abertos do Interior, etapa regional na cidade de Várzea Alegre. Foram três dias de competição em diversas modalidades. Participaram do evento 18 municípios da região Centro Sul/Cariri do Estado do Ceará com um total de 859 atletas.

Os jogos têm o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre os municípios, proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas, bem como, apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense. A competição foi dividida em cinco modalidades disponíveis para ambos os sexos (salvo futebol de campo) – voleibol, handebol, futsal, basquetebol e futebol de campo.

Os campeões e vice-campeões de cada categoria foram agraciados com troféus e medalhas e conseguiram classificação para a etapa estadual dos jogos que acontecerão de 25 a 28 de março, em Morada Nova.

Entre as modalidades disputadas, Várzea Alegre conseguiu classificação para etapa Estadual no Voleibol feminino que conquistou um 2º lugar na competição.

MODALIDADE

MAS / FEM

CAMPEÃO

VICE-CAMPEÃO

Basquetebol

Masculino

Juazeiro do Norte

Barbalha

Handebol

Feminino

Brejo Santos

Juazeiro do Norte

Handebol

Masculino

Farias Brito

Iguatu

Voleibol

Feminino

Juazeiro do Norte

Várzea Alegre

Voleibol

Masculino

Crato

Orós

Futsal

Feminino

Juazeiro do Norte

Cedro

Futsal

Masculino

Cedro

Brejo Santos

Futebol de Campo

Masculino

Iguatu

Cedro

O Coordenador Municipal de Esportes, Professor Cícero Idelvan, disse que os resultados das equipes locais não foram os esperados, mais que Várzea Alegre saiu fortalecida por sediar a maior e mais competitiva de todas as etapas regionais da competição em 2010.

Os Jogos Abertos do Interior, promovido pela Secretaria do Esporte do Estado (SESPORTE), em parceria com a Federação Universitária Cearense de Esporte (FUCE) e o apoio da Prefeitura de Várzea Alegre – Coordenação de Esportes.

 

Materia sobre a Etapa Regional do Jogos Abertos do Interior realizado em Várzea Alegre...

Maiores informaçoes: (88) 9946 3623 - Batista Junior


SISU MEC libera nomes da lista de espera

Brasília O Ministério da Educação liberou ontem o nome dos aprovados na lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os estudantes selecionados terão até terça para fazer a matrícula na própria instituição de ensino superior.

Para conferir se está entre os nomes da lista de espera, o estudante precisa acessar o site do ministério.

O MEC só deverá divulgar terça um novo balanço das vagas não preenchidas pelo Sisu, sistema que seleciona estudantes via Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) para universidades e institutos federais.

Até o início da terceira rodada do Sisu, havia ainda 21.701 vagas disponíveis. Desse total, 12% são em cursos considerados top. Por conta disso, o Ministério da Educação resolveu abrir a lista de espera.

As universidades e faculdades que não tiverem as vagas completamente preenchidas poderão publicar edital para informar como será feita a ocupação das vagas que sobraram do Sisu.

Parte dos alunos que entrarão nas universidades pela lista de espera terão de começar a estudar com o ano letivo em curso.

Nesta primeira edição do Sisu, 51 instituições ofereceram 47.913 vagas em bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. O processo ocorre em três etapas
www.diariodonordeste.com.br

sábado, 13 de março de 2010

Terra que treme

Terra que treme Luiz Domingos de Luna* De há muito, encontrei um irmão Aquariano, como sempre o nosso assunto predileto - O Planeta Terra. O Companheiro postava um ar de inquietação muito forte, era algo muito perceptível, contemplei aquela situação vexatória, pois a silhueta já passava a energia pensamental vibratória, necessária para a compreensão da confusão do conaquariano. A pergunta, ou a dúvida do amigo, também a minha, era o fato de que o nosso planeta não treme terremoto, como o próprio nome diz está ligado a terra. Ou existe terremoto em outros planetas? Considerando que o terremoto é um ajuste nas placas tectônicas que formam a coesão do Planeta terra no seu campo gravitacional interno, fica uma certeza e nasce uma dúvida. A certeza de que, sendo o universo uno, enquanto grandeza existencial, toda a massa universal está sujeita a tremores, porém a duvida nem toda massa existencial esta sujeita a força gravitacional poderosa e determinada da terra. Assim, os tremores são diferentes, pois tudo vai depender do poder da força gravitacional para identificar o poder do estrago no espaço tempo, porém muitos cientistas afirmam que o tempo real não existe, por este ângulo do pensar humanos os terremotos em outros planetas podem nem existir, tudo pode ser apenas uma abstração dos humanos. - Compreendeu? -Não -A Certeza? -Nenhuma - A Dúvida? -Todas -Mas é assim que a coisa funciona. *Professor- Aurora – Ceará * É Colaborador deste Blog.

quinta-feira, 11 de março de 2010

FESTA DE SÃO JOSE EM QUINCUNCÁ

Teve início nesta semana no Distrito de Quincuncá, município de Farias Brito, os festejo do seu padroeiro SÃO JOSÉ.
Grande número de fiéis compareceram à Capela na séde do Distrito para o levantamento da Bandeira de São José.
No próximo dia 19 haverá a Missa e até lá a esperança de ver iniciada a quadra chuvosa para o plantio do Milho.


A Banda Musical Pe. David Moreira animou a 1ª noite de novena.








quarta-feira, 10 de março de 2010

AMEPS DEFINE: SÓMENTE PONTA DA SERRA CONSTARÁ DO SEU PROJETO EMANCIPATÓRIO


Aconteceu neste domingo, 28/02, de 9 hs, ao meio dia , mais uma Assembléia Geral Extraordinária da AMEPS- Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra, nas dependências do Pólo de Atendimento Vereador Edvardo Ribeiro da Silva, na sede deste distrito.

A reunião teve como pauta a discussão sobre a possível adesão de outros distritos ao movimento emancipalista, pleiteado até então pelo distrito de Ponta da Serra. Essa era uma idéia defendida por alguns membros da Associação, com também, pelo grupo político de Dom Quintino encabeçado pela família Brasil, que tem como seu líder maior o José Ailton Brasil.

Após as exposições das propostas defendidas pelas duas alas, a que defendia o projeto emancipalista com apenas Ponta da Serra e a que defendia a anexação de Dom Quintino e Monte Alverne, houve a votação, tendo sido vitoriosa a primeira, com o resultado de 24 contra 11 votos. Dessa forma, fica decidido que o projeto compreenderá apenas a área territorial do distrito de Ponta da Serra, que gira em torno de 116km2.

Dentre os argumentos mais consistentes da ala vitoriosa, esteve o fato de que Ponta da Serra, por si só, preenche todos os requisitos exigidos pela lei Complementar Nº 84 que regulamenta a criação de novos municípios no Ceará, aprovada e sancionada recentemente e o fato que a inclusão dos dois distritos viria causar percas substanciais ao município mãe, o Crato e , conseqüentemente, mais dificuldade no plebiscito, que será realizado em todo o município.

Esteve presente ao evento o Deputado Estadual Sineval Roque, que deverá ser o autor do requerimento, que por sinal fez seu pronunciamento reafirmando sua disposição em dar entrada ao projeto na Assembléia Legislativa. Estiveram presentes também os jovens Allekson Ramon Saraiva Cavalcante, Tales Macedo e Moacir Alves, ambos assessores dos deputados Vasques Landim, que subscreverá o requerimento, e do Deputado Federal Manuel Salviano. A AMEPS deverá solicitar o apoio de outros parlamentares com influência política na região.
Apesar do projeto de emancipação de Ponta da Serra está um pouco atrasado, visto que 38 distritos já deram entrada em seus projetos, até sexta - feira, 26.02, a AMEPS deverá concluir seu projeto até o final da semana.

Fonte: http://blogdapontadaserra.blogspot.com

terça-feira, 9 de março de 2010

Aniversário de 85 anos de Neusa Alcantara

Francisca Neusa de Alcantara, nasceu no dia 9 de março de 1925 e hoje completa 85 anos de vida, na companhia de seus familiares em sua residência, no Distrito de Cariutaba, Farias Brito - CE.

Parabéns para D. Neusa! Grande mulher e grande exemplo de vida!

Seabra, Stênio, Hugo, Credimilce e Cidó

Neusa com seu filho Cidó e a nora Divânia

Neusa com sua sobrinha Clara

Com sua filha e sua bisneta (Kaylane)

Com seu filho Cabral

Com seus netos Aureliano e Taciano.

Código HMTL para a instalação das Salas de Bate-Papo do Cariri

Olá, Amigos do Blog de Farias Brito e Sites Amigos,

Disponibilizo aqui o código-fonte para quem desejar implantar as salas de bate-papo do Cariri em seu site/blog a fim de que Todo o Cariri se comunique. Basta salvar o arquivo texto do link abaixo. Copie e cole o conteúdo do arquivo como um novo gadget HTML no seu Blog ( preferencialmente na parte superior, como no Blog do Crato ). Peço aqui ao Salatiel e ao carlos Rafael que possamos implementar logo essa importante ferramenta de comunicação que servirá para a integração das pessoas do Cariri. Estaremos implantando em mais de 45 Sites nos próximos dias.

http://www.instrumentalbrasil.com/arquivos/bate-papo.txt

Abraços,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

PARABENS HEROINAS

Dia do tudo



Hoje, é o dia do pecado
Da perdição
Da salvação.
Dia do ódio,
Do amor
Da paixão.
Dia da falsidade
Da lealdade
Da verdade e traição.
Do sofrimento
Da alegria,
Da felicidade.
Dia da terra
Do mar, do céu,
Do sol, da lua,
Das estrelas.
Do ar, do fogo
Da água,
Do tudo.
Do visível e invisível,
Do espírito e da matéria.
Dia da avó,
Da mãe, da filha
Da neta.
Dia da casada,
Da solteira, da namorada
Da moça virgem.
Dia da patroa
Da empregada,
Da desempregada.
Dia da madame,
Da praticinha
Da favelada.
Dia da mulher séria,
Da amiga, amante
Da prostituta.
Dia da branca
Da preta,
Da baixa, da alta.
Da loira, da mulata,
Da bonita, da feia.
Dia da que foi,
Da que está presente
Da que há de vir.
Do princípio, do fim,
Dia de curas, e de dores
De muitos amores
De milhões de flores
De todas as cores,
Dia de guerra, e de paz,
De morte, e de vida,
Dia INTERNACIONAL DA MULHER.

Francis Gomes

Associação de Mulheres Fariasbritense Comemora Aniversário

A Associação de Mulheres Fariasbritense comemora neste dia 7 de Março seus 26 anos de existência.
Na oportunidade comemoram o Dia Internacional da Mulher.











sexta-feira, 5 de março de 2010

REFORMA E AMPLIAÇÃO DO CSU






Foi assinado o convênio da reforma e ampliação centro social urbano (CSU) o projeto conta com um grande aproveitamento do espaço no local para atender as necessidades de todos a grande novidade é que o CSU será todo adaptado para deficientes fisicos com banheiros, rampas e corrimãos.