domingo, 31 de julho de 2011

A arte do Fazer Político e a Arte do Não Fazer Político - Por Laice Almeida

Para compreendermos a relação entre indivíduo e sociedade e a formação do estado hoje, precisamos nos deter sobre a Grécia antiga, onde Platão e Aristóteles nos deram os primeiros ensinamentos sobre a arte do fazer político.

Os gregos tinham uma elevada compreensão da teoria política, pois as suas decisões eram debatidas, aceitas ou rejeitadas pelos cidadãos.

O indivíduo de tal forma se unia ao estado que este por último podia exercer e exercia, uma influência muito grande sobre o primeiro.

Na "polis" não havia a separação entre o indivíduo e o estado, e essa separação é condição necessária para a teoria da ciência política de hoje, em que essa distinção fica bem claro, entre o que é público e o que é privado.

"Os gregos não se cansavam de repetir que no seu pais cada um contava pelo que valia, e todos podiam exercer influência na caminhada"; observando a realidade brasileira hoje, podemos perceber que a política ao longo dos anos foi totalmente desvirtuada.A maioria das pessoas tem o direito de votar e escolher seus governantes, mas infelizmente, não participa das decisões governamentais. E para os filósofos o que antes, era a arte da oratória, da ética, do respeito tornou-se uma tribuna onde os reais problemas brasileiros são escamoteados por interesses de pequenos grupos, sem falar na corrupção desenfreada. Na Grécia, o político era sinônimo de respeito, honra, ética. No Brasil é visto como ladrão, onde depois de eleito só visa interesse próprio. Não cuida dos verdadeiros interesses da comunidade.

Para Platão, o reformador verdadeiro é aquele que faz dos seus concidadãos melhores homens e mulheres". Para o político brasileiro é o inverso, pois os nossos chefes é que nos dão os piores exemplos, fazendo-nos cidadãos de segunda, nos infundindo a ideia de aquele que" aquele que se dá bem na vida é quem mata e rouba o seu irmão".

"Eles constituem em grande parte, a matéria de que nós, e o nosso mundo presente, fomos feitos.E não apenas no sentido de que naquela época nossos alicerces foram lançados,não apenas no sentido de que somos herdeiros dos esforços dos nossos ancestrais.Somos gregos..., modelados na forma de hoje pelos seus pensamentos, realizações, experiências; o mundo em que vivemos é o seu mundo, em estágio de uma evolução que nunca se interrompeu, mas que é sempre um só é o mesmo"( J.A.Smith )Mas é preciso perceber até que ponto esta evolução tem nos levados a sermos seres humanos melhores.Tudo bem, somos herdeiros dos gregos, mas até que ponto guardamos dos nosssos ancestrais: a honra, a ética, o respeito? É preciso analisar que em nome dessa nova ética nos tornamos: mesquinhos, frios, calculistas.

É urgente que a sociedade se torne mais crítica e participataiva, para que possa exigir dos nossos políticos um "fazer político": sério, responsável, totalmente comprometido com as causas sociais.

Por Maria Laice Almeida Lacerda

Fé, Devoção e Cura - Por Laice Almeida

D. Antônia, 61 anos, residente em Farias Brito, sítio Escondido é rezadeira há 39 anos e devota de São Lázaro.

Além de rezar em crianças, jovens e adultos do entorno e de outras comunidades, ela é devota de S. Lázaro, pois já adulta teve um problema muito sério fez uma promessa e obteve êxito e a partir daí , realiza todos os anos uma devoção ao santo, oferecendo um almoço para doze cães e seus respectivos donos.

Dona Antonia é uma senhora baixa, morena, simpática, carregada de uma bondade e humildade infinita.Acolhe a todos que a procuram em sua casa feita de argila e barro,( como tantas casas ainda presentes na paisagem do nordeste); para rezar para os males do corpo e da alma.

As suas orações são um misto da devoção a vários santos. Essa forma de manifestação religiosa, cheia de simbologias, superstição e magia tiveram grande repercussão na Idade Média e chega ao Brasil por volta dos séculos XVI e XVII. Daí pode-se compreender o universo das lutas messiânicas, no século passado e a religiosidade tão presentes nos cultos religiosos e nas rezadeiras no nordeste brasileiro.

Mesmo em tempos atuais, com os avanço da tecnologia, e com os mais modernos recursos da medicina do século XXI, a cultura das rezadeiras ainda se faz muito presente; e essa cultura é passada de pai pra filho, pois de acordo com essas pessoas é um “dom” recebido por Deus e elas não podem deixar de desenvolver em outras pessoas.

Um grupo de estudantes da URCA do II período de História, na disciplina de Antropologia desenvolveram um estudo etnográfico sobre o trabalho desempenhado por D. Antonia na comunidade, seguido do registro de fotos, vídeo e uma entrevista.


Hoje 31 de julho por volta de 11:00 horas da manhã foi realizada uma celebração a São Lázaro e uma representação feita por crianças.

Às 12:00 servido o almoço para os cães.

Às 12:30 um almoço para os convidados.

Está de parabéns! Dona Antonia e sua família pela bonita festa.





Texto: Por Laice Almeida
Fotos: Yuri Lacerda

10a. Expogranito

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A EDUCAÇÃO NO PLANETA AQUARIUS

Luiz Domingos de Luna*

Outro dia fui convidado a retornar, ao meu planeta natal – Aquarius, como de sempre, peguei a nave e embarquei nem liguei mais para o processo de desintegração, matéria, energia, matéria escura, buracos negros, galáxias, quasares, velocidade, acelerador de partículas, motor de regressão de gravidade.

Como já estou acostumado com as mutações existenciais do universo paralelo, fiz desta vez uma viagem tranqüila e segura, vez estar desintegrado em íons imantados a um grande imã sem prejuízo molecular para minha reintegração material em Aquarius, ao entrar na nossa galáxia Atenas, nem ao som do ruído do redutor gravitacional me foi motivo de preocupação inicial á viagem.

Aos procedimentos, já bastante expostos na série aquarianos, fui convidado a participar da plenária. O Tema: A Educação no Planeta Aquarius, sentei na minha cadeirinha como de costume, o telão girava em 3D, eu nessa altura, já com um calafrio psicológico muito forte, na verdade somente uma forma pedagógica de explicar a situação aos humanos, vez em Aquarius a matéria inexiste, assim a plenário lotado a esperar o conferencista que chegou muito entusiasmado.

Eu como de costume já fui ficando desconfiado, pois em Aquarius não existe emoção o conferencista saudou a todos e abriu a conferência com a praxe de sempre, ao mérito, foi logo expondo: no universo o único planeta que não tem a educação sistemática é Aquarius somos os melhores em computação gráfica, em cibernética, dominamos todo o universo possível da tecnologia, mas ainda não temos um projeto educacional, creio isto ser um ponto negativo para a nosso soberania no espaço sideral, assim para a nossa superioridade intelectual seria oportuno para nós termos a melhor educação do universo.

Nós chegaríamos à perfeição. – Correto? Um colega lá na última fila indagou: - a educação é um valor básico na sociedade, mas tem um problema – o conferencista em aparte – Qual? -A educação é um bem durável e depende do fator tempo, vetor existencial que não existe em Aquarius, - isto tem solução – mas tem outro – uns conseguem aprisionar o conhecimento com mais facilidade e outros não. - Como assim? : É que a educação de qualidade plena depende da qualidade social, - O que é esta qualidade social - É todo infraestrutura social e econômica que deve existir para que o aluno saia de sua casa escola para escola apto a aprendizagem, pois, não tendo esta oportunidade igual para todos, os aptos aprendem e os não aptos não. Tendo esta qualificação social plena, a educação tem um fim comum de oportunidades a todos ?- Sim com certeza.

Chamem o projetista – O Projetista fez o esboço da Escola, quadro funcional, currículo e na verdade expôs tudo em detalhes minuciosos, com uma didática perfeita. A platéia aplausos geral para o projetista. Eu como sempre desconfiado de tanta emoção vez isto não existir em Aquarius. O Conferencista disse: Tudo aqui é baseado unicamente no mérito, somente no mérito. Nada pode esta acima do mérito, o mérito é quem vai definir a nossa educação- Certo – a Plenária aplaudiu geral uma verdadeira festa em Aquarius.

O sábio lentamente levantou de sua cadeirinha encarou bem o conferencista e indagou - o Mérito de quem mesmo? Do professor-Algum problema? Não é que eu pensei que o Mérito seria do aluno – Como aluno? Você sabe bem que em Aquarius a prioridade é a política e a educação com mérito para o professor – você sabe que em Aquarius não existe aluno. nem tão pouco aprendiz, muito menos esta qualidade social. E o mérito do aluno, e a qualidade social – quis saber o sábio – conferencista, isto a gente pensa depois, - depois quando? Quando a gente deixar o poder, será uma cobrança nossa.
Entendeu
-Não
Alguma dúvida
-Todas
Mas é assim que a coisa funciona.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora –Ceará.

X Vaquejada do Parque Antonio Ferreira


X Vaquejada do Parque Antonio Ferreira
Sítio Patarábia
Farias Brito - CE

30 e 31 de julho de 2011

R$ 3.500,00 em prêmios

Senha: R$ 50,00

Programação Artística:

Sábado (30/07/2011)
Forrozão Boka Loka
Swing Moreno

Domingo (31/07/2011) - a partir do Meio-Dia
Forró no Ponto

Informações:
(88) 9924 3494
(88) 9621 7153
(88) 9634 0289

terça-feira, 26 de julho de 2011

Farias Brito recebe Padarias Espirituais, por Elmano Rodrigues Pinheiro

Transporte dos livros.
O fariasbritense radicado em Brasília, Elmano Rodrigues Pinheiro, viabiliza o projeto Padarias Espirituais em Farias Brito. 

Numa parceria Fundação Enoch Rodrigues/Prefeitura Municipal de Farias Brito, as Padarias Espirituais chegam às comunidades de todo Município.

Graças ao apoio da Câmara dos Deputados, Ecocamara, Fundação Assis Chateaubriand, Arca das Letras, Gráfica Coronário, Verano Editora, Editora Ensinamento, Editora Conhecimento, Gráfica Qualidade, Semear Editora, Liber Livros, Editora Goethe, ESAF Escola Superior de Administração Fazendária, Casa Nova Capital, e centenas de doadores, esse trabalho está sendo possível levando o melhor acervo da literatura mundial para essas comunidades.

Prestação de contas.
Num esforço memorável, o prefeito José Vandevelder Freitas Francelino, começando pelos distritos de Cariutaba, Nova Betania e Quincuncá, estendendo o projeto para Umari, Carás, Monte Pio, Lamaju, Lambedouro, Barreiro do Jorge e outras comunidades, estará dando uma revitalizada na biblioteca da sede do município.

Com isso, começamos a estender a rede de Padarias Espirituais pelo interior do Ceará, chegando em breve à periferia de Fortaleza, inaugurando em Caucaia junto ao Instituto Brasil Bem Melhor, cinco novas bibliotecas comunitárias.

Fonte: Blog do Crato.

Veja outras matérias sobre o projeto Padarias Espirituais:

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tudo pronto para a XXII Grande Vaquejada de Farias Brito (2011)


Tudo confirmado para a Vaquejada de Farias Brito 2011. Serão 35 mil reais em prêmios. O evento ocorrerá entre os dias 15 e 18 de setembro de 2011. 

Confira a programação no link abaixo:

domingo, 24 de julho de 2011

Socorro Menezes cola grau

No dia 23 de julho de 2011, Maria Socorro Nergino de Menezes, colou grau no Curso Superior de Graduação em Marketing, na cidade de Fortaleza, Ceará.

Socorro, que é natural de Farias Brito, reuniu-se com familiares e amigos para comemorar esta data tão especial.

Parabéns à formanda!

Socorro
Brinde à formanda

sábado, 23 de julho de 2011

Acesse o Blog Farias Brito também pelo seu Smartphone

O Blog Farias Brito possui uma interface especial para acessos via dispositivos móveis.

Confira!

Acesse: www.blogfariasbrito.com a partir de seu celular/smartphone!


Campanha curta Blog Farias Brito

Clique em Curtir (ou Like) abaixo para participar do Blog Farias Brito no Facebook:

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Presidente do TSE nega Liminar ao Prefeito de Altaneira


Em Decisão Monocrática datada de ontem (20/07) 0 Ministro Ricardo Lewandowski, Presidente do TSE, indeferiu pedido de liminar na Ação Cautelar ajuizada pelo Prefeito de Altaneira...

Leia a notícia completa no Blog de Altaneira:

http://blogdealtaneira.blogspot.com/2011/07/presidente-do-tse-nega-liminar-ao.html

Quer viajar? Aproveite as promoções de passagens aéreas

Quer ser o primeiro a saber das promoções de passagens aéreas? Então aqui vai uma dica valiosíssima.

O blog Melhores Destinos une todas as promoções de todas as companhias aéreas brasileiras em um só lugar, onde todos possam encontrar descontos muito bons para vários destinos do país e do mundo.

Adicione o blog Melhores Destinos aos seus favoritos:
http://www.melhoresdestinos.com.br/

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cobertura da Expocrato 2011 - Por Yuri Lacerda

Seguem algumas fotografias capturadas na Expocrato 2011.










Só vive em nós o que deixamos - Por Francis Gomes

Inspirado no poema de Cora Coralina, todas as vida.


Só vive em nós o que deixamos


Quis viver em mim um político corrupto.
Um viciado em drogas,
 espancador de mulheres.
Quis viver em mim um vagabundo
preguiçoso sem sonhos.
Um incrédulo mentiroso e arrogante.

Quis viver em mim  um racista,
 rico e orgulhoso
Praticante do bullying.
Quis viver em mim um boêmio
malandro e bom de lábia.
Mas não dei espaço para isso.

Deixei viver dentro de mim,
um lavrador  de mãos calejadas,
um caboclo de pele queimada do sol,
de  sonhos pequenos.
Vive dentro de mim um pai de família
que acorda cedo e dorme tarde.

Que pega trem lotado
buzão apertado
e anda a pé para economizar um trocado.
Vive dentro de mim um desempregado,
um  mendigo sujo a pedi esmola
um cão rabugento.

Vive dentro de mim um branco,
um preto, um índio
um amarelo, um pardo.
Vive dentro de mim
um pai, um filho
um preto velho.

Vive dentro de mim um causador de emoções,
furtador de lágrimas
 roubador de sorrisos
um contador de histórias
um  matuto,  um caipira
um poeta.


Desafio do Blog de Farias Brito - 01 - 2011

Praia do Futuro - Fortaleza Ce. Ano de 1972 - (Foto Arq. de Carlos Airton)                                                                                                         
Quem são as pessoas dessa Foto?
Dedico esta postagem ao Amigo Dr. CAZUZA

QUANDO A BANDA PASSAR

Luiz Domingos de Luna*

A História humana é permeada pelo acúmulo de conhecimentos do passado, a ação do presente, não muito raro, a visionários que a força elástica do futuro por razões que estão na intimidade do ser dão o pontapé inicial ao vindouro.
No distante ano de 1981, quando a cidade de Aurora ainda patinava no formato de sua infraestrutura, todo o arsenal para a civilidade urbana, ainda um sonho a bailar na mente dos otimistas, lá vem àquela forte figura, contrariando a tonalidade do presente, a colocar a pedra última do triangulo da civilidade aurorense – A Banda de Música do Senhor Menino Deus, como uma escola a levar o facho da luz a uma juventude de múltiplas carências, ainda no processo de construção da base piramidal.

Quem viveu o momento sabe que o sonho do humanizador social, ativista cultural, e sacerdote na expressão maior – Padre Francisco França – tinha um quê de Utopia, vez as colunas mestras de desenvolvimento social ser também uma utopia, na verdade, tudo era utopia mesmo, assim a do padre, era mais uma no oceano de inúmeras.

No dia 29 de abril de 1982 fui convidado para receber os instrumentos musicais na casa Paroquial, vez a solicitação do padre ter sido atendida prontamente pelo Ministério de Educação e Cultura. O Momento foi registrado por um grande paradoxo, ora, a cada instrumento que conferia um grito de emoção, lágrimas de felicidade que tocava suavemente o chão, como se existisse também uma alegoria na força gravitacional terrena.

Tudo para mim era motivo de felicidade plena, o cheiro dos instrumentos, os caixotes, a embalagem perfeita, na verdade tudo perfeito.

Quando dei conta de minha emoção plenamente exagerada, olhei ao lado e vi o idealizador da obra taciturno, triste, com uma dor na alma, uma expressão quase que fúnebre, ficou logo claro o descompasso espiritual entre mim e o arquiteto do projeto. Uma situação emblemática, uma dialética soava no ar, parecia ser um sonho realizado para mim e uma decepção para o padre.
Diante desta situação vexatória e paradoxal, confesso que para mim um pouco constrangedora, enxuguei as lagrimas de felicidades e entrei na atmosfera da dor espiritual que acometia meu mestre.

O Meu fluxo pensamental em pane, pois como conciliar a minha emoção contagiante com a tristeza espiritual marcante do momento. Pensei, devo estar agindo errado nesta situação, -esta minha alegria deve ser falsa, ou eu estou enganando a mim mesmo, Como pode? Pois eu sabia plenamente que a tristeza do padre era verdadeira, nunca passou a idéia da tristeza do mestre ser falsa, vez a sua integridade moral está acima da minha a anos luz!
Assim criei coragem e perguntei
Padre França por que tanta tristeza?
-Porque estou pensando
Como assim?
Será se daqui a 30 anos terão jovens para tocar estes instrumentos ou a ferrugem vai tomar conta deles.
Padre, a ferrugem tomar conta dos Jovens?
Não – Eu pensei dos instrumentos musicais.
Tombei na coluna do silêncio e não falei mais nada.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora –Ceará.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ALDEVAN SALES RECEPCIONA SOBRINHA


 A Dra. JESSICA SALES GRANJEIRO, Granduada em Medicina pela FMJ - Faculdade de Medicina de Juazeiro, residente na cidade de Crato, com família SALES originada de Farias Brito, foi recepcionada pelos familiares e amigos do município, último dia 10 de julho na Casa do Idoso com almiço de confraternização.
Ela filha de Jesu Granjeiro, empresário da cidade de Crato e Fátima Sales, natural de Farias Brito.
O evento foi organizado pela Tia ALDEVAN SALES.





terça-feira, 12 de julho de 2011

Exuenses conquistam ouro, prata e bronze no XVIII Campeonato Brasileiro de Karatê




Jaboatão dos Guararapes-PE sediou do dia 30 de junho à 03 de julho, o XVIII Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, a competição realizada pela Federação Pernambucana de Karatê foi disputada na Faculdade dos Guararapes.

Os exuenses que disputaram a competição fizeram bonito, pois, a delegação da terra do Rei do Baião, conquistou quatro medalhas, uma de ouro com Thales Victor, na categoria adulto faixa colorida, um de prata com Arnaldo Garcia, na categoria adulto faixa preta e duas de bronze, um com Tiago Nóbrega, na categoria adulto faixa colorida e a outra com José Pinto, na categoria infantil faixa colorida.

Recomendação: Marlla Texeira
Fonte: http://www.folhadeexu.com.br/exuenses-conquistam-ouro-prata-e-bronze-no-xviii-campeonato-brasileiro-de-karate

Nota do Editor: Fonte original corrigida!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Não basta saber - Por Francis Gomes


Que Deus é poderoso, todo mundo sabe.
Que Jesus Cristo morreu pelos pecadores, todo mundo sabe.
Que precisa amar o próximo todo mundo sabe.
Mas o que nem todo mundo sabe é que não basta saber, é preciso acreditar no que sabe para que as coisas aconteçam.


Francis Gomes

Noite de Abertura da Expocrato - Por Yuri Lacerda

Discurso do Governador em Exercício Domingos Filho
Hasteamento das Bandeiras

Panorâmica de dentro do parque de exposições

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Novas Regras de Postagens do Blog

Prezados colaboradores do Blog Farias Brito,

sabemos que todo meio jornalístico precisa de regras para que funcione da melhor maneira possível. Com este intuito, em todos os veículos jornalisticos existe um controle das notícias e matérias que são publicadas para seus espectadores, além de revisões antes de uma matéria vir ao ar. Desta forma, com esse controle, as empresas jornalísticas passam a ter uma maior credibilidade junto da população.

Desta forma, primando pela qualidade do nosso Blog resolvemos adotar algumas regras para que haja uma melhor qualidade no material postado aqui. Lembrem-se, somos vistos mensalmente por milhares de visitantes. Desta forma, as regras estão listadas a seguir e deverão ser obedecidas por todos os colaboradores de nosso querido Blog.

Regras de Postagens:

1 - Textos e Imagens copiadas de outros sites deverão obrigatoriamente constar o local de onde foi extraída aquela informação. Desta forma, sempre no final do texto, ou após a citação, você deverá informar a "fonte" de onde tirou esta informação. Se o texto (ou fotografia) for de sua autoria, escreva o seu nome com o intuito de identificá-lo como dono daquele conteúdo. Lembrem-se que copiar no Brasil é crime!

2 - Sempre escreva um Título relacionado a sua postagem e no final coloque o seu nome para o leitor logo de cara identificar quem é o dono daquela postagem. Ex: "O cariri - Por José da Silva".

3 - As fontes deverão ser as fontes padrões do Blogger. Ou seja, você não deverá aumentar ou reduzir o tamanho da fonte, nem mudar o tipo de fonte, pois o Blog segue um layout que o texto se ajustará ao ser postado.
Dica: Se você copiou um texto de um site, copie e cole antes no bloco de notas do Windows para que o texto perca a formatação original dele.
4 - Sempre, mas SEMPRE mesmo, revise a ortografia do seu texto antes de postá-lo no Blog. Se não se sentir seguro o suficiente passe antes por um revisor! Lembre-se que o seu texto é o seu cartão de visitas, textos com muitos erros (principalmente os gritantes) causam uma má impressão do leitor sobre o redator do texto.

5 - Se atentem ao tamanho das imagens colocadas nas postagens, nunca deixem que elas ultrapassem o limite de tamanho da página do Blog. Além disto, a quantidade de fotos por postagem não deve ser muito grande.

Atenciosamente,
Administradores do Blog Farias Brito

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O conversar dos seres - Por Francis Gomes

Se nós, seres humanos ouvíssemos mais ao criador, entenderíamos o conversar dos seres inanimados que não pensam, mas sempre age mais sabiamente que os humanos.

O conversar dos seres

Numa noite escura, de tristeza imensa,
O vento uivava em minha janela,
O céu coberto com uma nuvem densa,
Não me trazia o vento uma notícia dela.
Numa noite escura, de tristeza imensa.

Olhei o céu, mas não tinha estrelas,
Uma nuvem negra tirava a visão,
Mesmo que tivesse, não podia vê-las,
Uma dor cegava-me, e na escuridão,
Olhei o céu, mas não tinha estrelas.

Perguntei ao vento cavaleiro errante...
Tu, que no espaço vive a cavalgar,
Tu que és um eterno viajante,
Viste meu amor em algum lugar?
Perguntei ao vento cavaleiro errante.

Respondeu-me ele com palavras duras:
-Sou eu por ventura mensageiro teu?
-Já não basta a ordem, do Deus das alturas?
-Que me faz soprar até quem morreu
Respondeu-me o vento com palavras duras.

No passar da noite, com a aurora vinda,
Eu fiquei ouvindo o conversar dos seres:
Murmurava a relva: - não tem sol ainda?
Respondia a flor: - Tu não podes ver?
No passar da noite, com a aurora vinda.

Suplicava as trevas: - noite não vá
Festejava as rosas:- o sol esta vindo
Falava o escuro: - eu irei voltar
Gorjeava os pássaros: - como o dia é lindo!
Suplicava as trevas: - noite não vá

Quando a brisa mansa soprou sobre a terra,
E eu vi nos seres aquela alegria,
Quando o sol surgiu por detrás da serra,
Aquela tristeza de mim também fugia,
Quando a brisa mansa soprou sobre a terra.

O meu coração muito se alegrou,
De maneira como, não se alegrara dantes,
Vendo as maravilhas que o Senhor criou,
De uma forma que eu nunca vira antes.
O meu coração muito se alegrou.

Ouvindo assim o conversar dos seres,
Numa noite escura e ao romper da aurora,
Perguntou-me a luz: - Por que sofrer?
Se até mesmo as trevas muitas vezes chora!
Ouvindo assim o conversar dos seres.

por Francis Gomes

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Licitação para recuperação da BR 230, entre Farias Brito e Várzea Alegre, ocorreu em junho

É grande a expectativa da população, especialmente dos motoristas de veículos automotores, para ver recuperado o trecho da BR-230, entre Várzea Alegre e Farias Brito.

A rodovia está sem condições de tráfego por conta dos inúmeros buracos, e a ponte sobre o riacho da Vacaria, na altura do sítio Recanto, está danificada. Há uma fenda na ponte que já avançou sobre metade da pista.

A boa notícia em relação à estrada chegou ao gabinete do prefeito Zé Helder (PMDB) por meio de ofício do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT, informando que no último dia 09 de junho foi realizado o processo de licitação para recuperação daquele trecho da rodovia, e que os trabalhos serão iniciados logo que seja formalizado o contrato entre o DNIT e a empresa vencedora da licitação.

A BR - 230 é a principal ligação da região centro sul do Ceará com a região metropolitana do Cariri, maior centro comercial da região. O péssimo estado da estrada é reclamado pelos usuários da via desde 2009.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, e o prefeito da cidade de Farias Brito, Vandevelder Freitas, à frente da Frente Sul de Prefeitos, realizaram recentemente, dois protestos pela recuperação da estrada.

Creche na Vila Lamaju


Mais uma vez o município de Farias Brito foi contemplado com o programa do governo federal Pró Infância, e para essa aprovação, contou com o apoio das equipes da Secretaria de infra-estrutura e Educação que vai desde estudos de demanda até Levantamentos topográficos. O investimento total chega a R$ 620, 000,00 e a nova estrutura terá capacidade para atender 120 crianças em cada um dos dois turnos, ampliando o atendimento.A localização da nova creche é estratégica, pois ainda não há nenhuma unidade educacional para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses na redondeza. É importante destacar que as creches municipais têm como prioridade o atendimento de crianças cujas mães trabalham e daquelas em risco social. “A situação do município em relação à oferta de vagas na Educação é excelente em comparação com outros municípios, mas trabalhamos com a meta da administração do prefeito Dr. Vandevelder, que é de atender todas as crianças do município”.
A Creche Municipal esta previsto para ser construída aonde hoje existe um Campo de Futebol na Vila Lamaju, e o projeto segue o padrão federal de classificação “Creche Pró Infância Tipo C”, que determina a quantidade de vagas que serão ofertadas, com área construída de 564,50 m², prevendo duas salas para cada série: Creche I para crianças de 0 - 18 meses, Creche II para crianças de 18 meses a 3 anos, Creche III para crianças de 3 a 4 anos e Pré escola para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, além de um anfiteatro ao ar livre, sala de leitura, laboratório de informática, playground, pátio coberto, refeitório, e as salas administrativas e cozinha.











domingo, 3 de julho de 2011

Este amor - Por Francis Gomes

Este amor




Este amor que eu respiro pra viver,
É o mesmo que me mata a cada dia,
O  medo de perdê-la me angustia!
De modo que faleço  sem morrer.

Meu coração suspira sem conter,
Uivos melancólicos de agonia,
Baila sem musica ou melodia,
A cada instante que te ver.

No mundo encantado dos amores,
Eu morro muito antes de nascer,
E sofro antecipado os dissabores

Com medo de um dia  te perder,
E no paraíso que devia ser só flores,
Me leva ao inferno  antes morrer.






Francis Gomes

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ponto de vista - Por Francis Gomes

Ponto de vista

A vida nem sempre é como a gente quer
Nada nem ninguém é perfeito
Cada um ver a vida ao seu modo
Cada um encara as coisas ao seu jeito.

Para muitos ser pobre é uma desgraça
Para outros é coisa do destino
Tem rico que nunca foi feliz
Outro é feliz sendo Pelegrino

Tem aquele que é dono de mansões
Com mais de vinte carros na garagem
Terras que nunca visitou
Carro que nunca fez viagem

E ainda reclama a própria sorte
Quando um negócio não da certo
Outros sem casa pra morar
Dormindo por ai a céu aberto

Agradece a Deus por um pedaço,
De pão ceco que encontra na rua.
Enquanto os que têm casa nesta terra
Ta procurando uma morada na lua.

Maldito seja to rico ambicioso
Que suas riquezas no futuro sejam fel
E todo aquele injustiçado nesta terra
Deus lhe prepare uma morada no céu.

Para cumprir o que disse Jesus Cristo
Aos seus discípulos amigos camaradas,
Vou e volto para vos levar junto comigo
Porque lá ainda tem muitas moradas

Para todos os infelizes deste mundo
E para o que se orgulha no que ganha
Não vos escrevo, mas aconselho que leiam
O que disse Cristo  no sermão da montanha.

Na vida tudo é ponto de vista
Cada um encara as coisas ao seu jeito
Cada qual ver a vida ao seu modo
E se resume que nada é perfeito.


 Francis Gomes