sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alunos comentem duplo homicídio - Por Francis Gomes

Alunos comentem duplo homicídio


Sexta feira. Dezessete horas e quarenta e cinto minutos, do dia vinte e cinco do mês de novembro de dois mil e onze. Um dia comum, para eu que chegava do trabalho e para muitos, menos para os estudantes da Escola Osvaldo de Oliveira Lima que estudam no horário da tarde.
Ao passar em frente à escola percebi algo estranho e seria impossível não perceber, até um cego perceberia porque provavelmente tapeçaria na multidão de mutilados pelo chão. Uma mulher com dois sacos cheios, e reclamando de tantos pedacinhos dos mutilados espalhados pela rua.
Perguntei o que estava acontecendo e a resposta, me deixou, triste, revoltado,  indignado para melhor falar.
Naquela hora vi dois crimes absurdos sendo cometido ao mesmo tempo. Os responsáveis pelo crime solto e os irresponsáveis também.
O primeiro grande crime cometido. Crime contra a natureza, em uma  época em que todos dizem se preocupar com o meio ambiente, reciclagem, sustentabilidade a gente ver pessoas nadando contra a corredeira, remando contra a maré.
Segundo crime, tão grave quanto o primeiro. Conhecimentos em pedacinhos. A língua mãe desrespeita, a geografia em alto relevo mostrava a história pelos ralos e esgotos, a matemática somava os crimes, subtraia o tempo de vida e dividia a culpa  por dois.  Livros rasgados.  Isto mesmo, livros rasgados, vou repeti para os que acharam engraçado ou para quem não entendeu ainda o tamanho do crime, livros rasgados.  Mas voltando à resposta da mulher:
 - Hoje era o ultimo dia de aula destes imundos, e saem fazendo isso. Não sei que tipo de educação  receberam em casa ou  na escola para no ultimo dia de aula, sair rasgando seus livros e cadernos e espalharem pelas ruas. Você acha uma coisa desta!
Dentro de mim a pergunta que não quer calar: Quem é  o irresponsável por tudo isso, digo irresponsável sim senhor, pois não vejo responsabilidade nenhuma nisso.
Pensamos juntos, se os livros foram distribuídos gratuitamente, e não serão utilizados novamente, deveriam ser recolhidos de volta para que o governo mandasse para incinerar ou reciclar, isso não é feito, então o governo  é culpado.  A escola  por sua vez não faz nada também.  Ela poderia não esperar apenas  pelos órgãos responsáveis, e logo no inicio do ano já preparar uma campanha para recolher este material, um ponto de coleta para os livros.
Para eu, livros são como filhos abandonados enquanto muitos desprezam outros estão desesperados por um.
Por outro lado, os pais será que perguntam aos seus filhos o que fizeram com os livros e cadernos? Certamente que não, nem mesmo aqueles que estão  tirando os papéis de sua calçada.
Então aqui vai minha resposta a esta vergonha, este crimes contra a natureza, e contra o verdadeiro conhecimento, os livros.
Quem rasga um livro, não rasga apenas papéis cheios de letras, números e figuras. Mas rasga parte da história, tira  de quem não pode comprá-lo o direito de se tornar mais sábio, mais culto, mais humano.
Quem rasga um livro, apaga o passado, deixa a história incompleta no presente, e muito provavelmente  torna para os outros e si mesmo o futuro muito longe do que ele próprio deseja.

 Francis Gomes

http://www.poetafrancisgomes.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTANA DO CARIRI

 A EMATERCE de Santana do Cariri, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Associações e .comunidades Rurais do Município, realizou neste dia 23 de Novembro, a 1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR dentro da Programação da Semana do Município.
 O Mel de Abelha é produzido em Santana do Cariri por 42 Apicultores Migratórios e mais de 100 de outros Estados.


Gerente da EMATERCE em Santana do Cariri, Francisco Novais Tavares, realizando a abertura oficial da Feira da Agricultura Familiar.



 O artesanato é produzido também pelas famílias nas comunidades rurais.
 O abacaxí  produzido numa área de 200 ha tendo sido revitalizado no município.
 Álunos das Escolas visitando a Feira e conhecendo os frutos produzidos no município.



 A Gerente Regional Elcileide Mendonça e a écnica do GEOPARK Araripe visitando as Barracasa com produtos da agricultura familiar.
 Agentes Rurais de Santana do Cariri que tiveram trabalho importante da realização da Feira.

 A Gerente Regional da EMATERCE Elcileide Mendonça com o Prefeito Municipal Jesus Garcia, o Gerente Local Francisco Novais e o Técnico do Banco do Nordeste Esli.

Gostaram? VISITEM SANTANA DO CARIRI que tem Festa até o final da Semana.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PEÇA O MUNDO TÁ VIRADO (GRUPO IMBUAÇA - ARACAJU-SE)



 É Farias Brito na MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA (CIRCUITO PATATIVA DO ASSARÉ!). Segunda Feira 14 de novembro de 2011 participarão para enriquecer ainda mais esse belíssimo espetáculo as escolas EEF Antonio Paes de Andrade, EEF Maria Carmosina Pinheiro Rodrigues, EEM Gabriel Bezerra de Morais e EEIEF Sossego da Mamãe. Cortesia da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
Fotos de Nailson Carvalho:


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Água no Planeta Aquarius

Luiz Domingos de Luna*
Outro dia, como de costume, fui convidado para retornar ao meu planeta natal-Aquarius, depois dos procedimentos já devidamente expostos na série Aquarianos, fiz uma viagem cansativa, mas como estou acostumado fui logo ocupar a minha cadeirinha, ao tempo em que girava no telão em 3D, O Tema da Reunião: Água no Planeta Aquarius. O Conferencista, como de sempre cumprimentou a todos e foi logo discorrendo sobre o tema. A água no planeta Aquarius nunca foi problema, nem será vez, os aquarianos não precisar deste liquido do Planeta terra.
Um colega meu de Aquarius levantou o braço, uma maneira pedagógica para explicar aos humanos, a luz do refletor, foi logo dizendo: a reunião não procede, pois a água é um problema dos terráqueos jamais dos aquarianos- assim não existe razão para a convocação dos aquarianos.
- O Conferencista – Quando a isto você está coberto de razão, o problema é que temos muitos cometas que circulam o nosso planeta com muita água, Isto pode gerar aos humanos uma busca a nossa orbita de água e usar o nosso planeta como uma estação para aprisionar os cometas aquáticos a condução em processo para o Planeta Terra.
- Assim, deixaremos de ser um planeta soberano, para ser uma mera estação espacial dos terráqueos.
Polêmica geral na platéia. O Conferencista perdeu o controle da reunião - Pânico geral, uma forma didática de explicar para os humanos, vez em Aquarius não existir emoção.
O Sábio aquariano, vendo o tumulto, pediu a palavra e disse em alto e bom tom, não vejo problema com a água dos humanos?
Como assim, quis saber a platéia?
A gente monta um estoque de água em nosso planeta e depois envia para o Planeta Terra é uma ação de colaboração com os terráqueos – afinal temos tecnologia para extrair água pura e cristalina para abastecer o Planeta Terra.
Quem fará a negociação do repasse da água para o Planeta Terra quis saber o conferencista?
O Sábio – a nossa cobaia de sempre.
O Conferencista. -Reunião encerrada problema resolvido
O Sábio disse: Problema resolvido não! Problema aumentado!!
Como assim, quis saber o conferencista?
Um copo dágua no Planeta Terra custará um milhão – Rebateu o sábio
O Conferencista – mas isto é um problema dos terráqueos
Que problema – quis saber o sábio
O Problema do preço do copo d’água
O Sábio ah bom, eu pensei que o problema fosse à corrupção!!!
Certeza – Nenhuma
Dúvida – Todas
Mas é assim que a coisa funciona.
(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora - Ceará



JUVENTUDE TALENTOSA



A guerrilha do ato dramático caririence, idealizada pelo dramaturgo e ator Cáca Araújo está na sua terceira edição, reunindo as melhores companhias do teatro caririence, e Farias Brito não deixa de ter sua representação nesse evento tão importante no senário artístico da região, a Cia de teatro curumins do sertão mais uma vez nos representa, esse ano com o Espetáculo Asa Branca, escrito pelo jovem ator Darley Rodrigues, e dirigido por Maria Gonçalves ( Lorinha)
Na próxima terça feira dia 08, em duas sessões 19h/20h 21h/22h, no teatro Raquel de Queiros em Crato.CE
Elenco:
¬ Texto: Darley Rodrigues
¬ Direção: Maria Gonçalvez ( Lorinha)
¬ Sonoplastia: Areta Raquel
¬ Iluminação: Izadora Cristina
¬ Fotografia: Diego Linard

Fernanda Santos
Renata Lobo
Raiane Vieira
Paloma Oliveira
Max Petterson
Darley Rodrigues
Francivan Vieira
Wellington Rodrigues

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

POSSE DO NOVO VIGÁRIO DE FARIAS BRITO

                                Padre Adalmiran é o novo Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Farias Brito, desde o dia 29 de outubro último.  Ele já esteve  à frente da Paróquia de São Miguel – Crato; Senhora Santana em Santana do Cariri e na Paróquia Menino Jesus de Praga como cooperador do pároco Pe. José Alves.
                              Grande número de católicos, tanto das capelas de Farias Brito, quanto das cidades de Santana do Cariri e Juazeiro do Norte estiveram presentes na Igreja da Imaculada Conceição para recepcionar o Padre Adaumiran.

                                O Padre Edmilson, da Igreja da Sé, em Crato, representando o Bispo Dom Fernando Panico, presidiu a Concelebração de Posse.
                              Monsenhor José Alves, Padrinho do Padre Adaumiran, da Paróquia do Menino Jesus, Juazeiro do Norte, veio assistir a Posse.

                                            Padre Nergino, Fariasbritense, Vigário na cidade de Juazeiro do Norte.
                                           Padre Ribeiro, de Ponta da Serra, distrito de Crato, compareceu a solenidade de Posse do novo Vigário de Farias Brito.
                           Banda de Música de Santana do Cariri, onde Padre Adaumiram foi Vigário,  compareceu também em Farias Brito.
                               Coral infantil da cidade de Farias Brito,coordenado pela Professora Ivonete freitas apresentando músicas religiosas dando boas vindas ao novo Vigário.




                              Coroinhas de todas as Capelas e Paróquia de Farias Brito.
                                Dr. Vandevelder Prefeito Municipal proferindo discussro de Boas Vindas.
                                 Familiares do Padre Adaumiram presentes.
                               Padre Adaumiran com Vanda e Lilia, ambas da Capela de Santo Antônio, do Distrito de Cariutaba.