terça-feira, 26 de março de 2013

SANGRIA DA BARRAGEM DE CARIUTABA

A Barragem no Rio Carius, localizada no distrito de Cariutaba, município de Farias Brito, sangrou pela primeira vez nesta manhã de 26 de Março de 2013.
Foto cedida por Wellington Soares-Cariutaba

sábado, 16 de março de 2013

Rachel Sheherazade comenta jovem condenada por discriminação a nordestin...


É uma pena,que a justiça foi muito moderada na pena, desta Garota que dá pena de ver o quanto ela tem que penar na vida para ver que descriminação não vale a pena, e quem sabe a duras penas, ela consiga entender que tem momentos na vida que é melhor ficar calado.

Prestei uma homenagem a ela quando ela falou esta merda, e agora a homenageio novamente depois que brincar de punir ela.

Francis Gomes. 


Meu canto



Alguns amigos me chamam de poeta
E outros me chamam cordelista
Meus parentes me chamam por meu nome
Mas o meu povo me chama de artista.

É por isso que eu canto o meu povo
Suas dores, alegrias e tristezas
Não escondo os indecoros que existe
Mas me esforço para cantar as belezas

Desta terra desprovida de um rei
Onda a lua toda noite faz clarão
E o sol impetuoso fere forte
Como carrasco deste povo e deste chão.

Mas este povo, esta nação sem bandeira
É como o sol rompendo a aurora a cada dia
Muitas vezes são deuses de si mesmos
Infelizes estandartes da alegria,

Impávidos heróis sem honra ao mérito
Gênios que a pátria não os reconhecem
Filhos legítimos de um rei
Bastardos na miséria em que perecem

Em uma  terra rica por si mesma,
Cheia de fontes, rios, açudes e mar
Céu azul, sol brilhante, verdes colinas
Noite estrelada e uma lua a clarear

E nesta terra é possível ver a aurora
E o arrebol que forma o sol ao entardecer
Ouvir cantar, cigarras, grilos e passarinhos
E ver vadios pirilampos ao anoitecer

Por isso canto cada canto desta terra
Os campos, as selvas, a luz, o escuro
Canto este solo, este povo bravio
Livre pra morrer sem ter futuro

Se cantar a minha terra é loucura
E ser poeta patriota é ser maldito
Me desculpem outras terras outros povos
Mas só a morte pode calar o meu grito

Porque não existe uma terra mais bonita
Nem existe um povo tão valente
Quem quiser que cante sua terra
Eu, porém canto a minha e minha gente.

Francis Gomes

domingo, 10 de março de 2013

A SEGUNDA EMPRESÁRIA DE AURORA – LEIDIANE LEITE BEZERRA.


Luiz Domingos de Luna*
Dá um grande prazer assistir no carrossel da existência no Planeta Terra a administração da vida pelo vendaval inexorável do tempo, o conjunto das abstrações do passado, do presente e do futuro na construção da história do Homo Sapiens na bola ainda azulada.
A sociedade humana, um corpo vivo, também a bailar neste palco efêmero da vida, a deixar sua pisada, e nos espaços das linhas tracejadas as urgentes mutações tão necessárias para a construção da cera que une a conjuntura social no espaço habitável.
A linda Região da Chapada do Araripe permeada de inúmeros universos, compõe também a sua melodia, rica, lírica e afinada de um aroma betumado e ungido pela diversificação do selo do convívio interativo dos seres humanos na geografia caririense.
É incrível o zelo, o apuro, a técnica, a beleza que emana  desta galáxia de mulheres determinadas, comprometidas com o desenvolvimento e o bem estar deste ponto habitável no sul do Ceará.
São verdadeiras heroínas da civilidade, fabricando o mel do bem para o presente e futuras gerações.
Da construção do processo cultural, literário, artístico bem como toda conjuntura, sob a batuta da mulher, galáxia de luz, a formar na abódada da chapada do Araripe o sonho de dias luminosos para as gerações vindouras.
Aqui, na cidade sol nascente, também a lutar, pela implantação perene da nova visão empresarial a jovem lutadora incansável, a segunda empresária de Aurora, Leidiane Leite Bezerra que, Praza Deus, a exemplo de toda a chapada do Araripe, possa ser esta região o canteiro continuado de mulheres prontas para oferecer ao cariri, o objetivo de todos em ter o sonho concreto de, finalmente, uma sociedade onde todos possam ser felizes plenamente.
(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Inscrições abertas para Mostra de Poesias no Cairi




2° Mostra de Poesias Abril para a Leitura 2013 - Edição Pedro Bandeira

REGULAMENTO
O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri convida todos os poetas e poetisas da Região do Cariri a participarem do processo seletivo de poemas para a 2° Mostra de Poesia Abril para a Leitura - Edição Pedro Bandeira.
O tema do concurso é livre, sendo aceitos todos os estilos poéticos. Poderão participar poetas residentes na Região do Cariri. Cada participante poderá enviar até dois poemas inéditos, em língua portuguesa, digitados, com fonte “Time New Roman”, tamanho nº 11, de no máximo 02 laudas, para o e-mail: abrilparaleitura2013@gmail.com até 10 de abril 2013. O trabalho deverá ser enviado, constando nome completo do autor; e título do poema, endereço completo, CEP; telefone para contato - indicar DDD; e-mail e um breve currículo do autor.
Os poemas (selecionados) serão publicados em um livro depois dos critérios de seleção, os poemas serão julgados por literatos reconhecidos da comunidade poética Caririense, cuja decisão será irrevogável e irrecorrível. Serão considerados na decisão: a correção da linguagem, a beleza das imagens poéticas e a originalidade com que o tema for tratado.
Serão selecionados os 30 melhores poemas, para publicação de 1000 livros. Esta edição não prevê pro labore para autores, porem todos os selecionados receberão 10 exemplares da publicação, os demais serão distribuídos gratuitamente para a sociedade, bibliotecas e estudantes; No dia 26 de Abril as 18h, haverá evento publico no Teatro do CCBNB, para lançamento do livro e recital dos contemplados.
Esse ano de 2013 a 2° Edição faz uma homenagem ao príncipe dos poetas Pedro Bandeira e sua indiscutível obra poética, atual e vibrante ate hoje, dono de um estilo regional e elegante, é considerado um dos mestres da poesia popular universal.
Pedimos a todos os participantes que ao enviarem poesias, que indiquem a disponibilidade de comparecer ao lançamento do livro no dia 26 de abril de 2013 as 18h00 no CCBNB Cariri ou o nome de um poeta que possa representá-lo. Outras informações pelo telefone (88) 35122855 com Ricardo Campos coordenador do programa literatura em revista e (88) 88016642 com André de Andrade, produtor do evento