quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

GRITO DE NORDESTINO

Carta ao presidente Saiba excelentíssimo senhor presidente, Homem nordestino como a gente, Que aqui no nordeste tudo vai bem. Há mais de dois anos que não chove, Se não acredita, venha o senhor e comprove Apesar de que isso, não é da conta de ninguém. As rebançãs que sempre migram do agreste, Enfeitando o céu azul do meu nordeste, Também fugiram para não morrer de fome. E a cauã que canta ao romper da aurora Hoje não canta, ela simplesmente chora, Pois como eu, faz muito tempo que não come. Por falta de chuva, os rios e açudes secaram, Os resistentes umbuzeiros murcharam, Até o mandacaru murchou também. Mas saiba excelentíssimo Senhor presidente Homem nordestino como a gente Que aqui no nordeste tudo vai bem. Os nossos filhos, já nem vão mais a escola, Ao in vez disso, precisam pedir esmola, Andam sujos, descalços e esmolambados. Tem muitos prostados em cima da cama, Isto é normal depois de beberem lama, Misturada com fezes e a urina dos gados. Gados que morreram sem ter pra onde fugir, A fome e a sede, não puderam resistir, Mas este é o destino que todo sertanejo tem. Por isso saiba excelentíssimo senhor presidente Homem nordestino como a gente Que aqui no nordeste tudo vai bem. Somos nordestinos, fomos esquecidos. Homens e mulheres desconhecidos, Apesar de ser um povo tão valente. Quarenta dias jejuaram Cristo e Moisés, Mas meu senhor jejuar quarenta meses Infelizmente não existe quem agüente. Senhor presidente, desculpe lhe jogar isso na cara, Sei que também fugiu da seca num pau de arara, E conhece esta dor como ninguém. Por isso saiba excelentíssimo senhor presidente Homem nordestino como a gente Que aqui no nordeste tudo vai bem. Se por acaso esta carta chegar a vós Certamente não ouvirá mais minha voz Porque a morte esta batendo em minha porta. Não sou o único, sou apenas mais um homem Como muitos, condenado a morrer de fome, Mas e daí, quem com isso se importa? Desculpe os erros minhas mãos estão tremendo E as minhas vistas já estão escurecendo Chegou à hora, de eu me despedir também. Mas saiba excelentíssimo senhor presidente Homem nordestino como a gente Que aqui no nordeste tudo continuará bem. Francis Gomes

3 comentários:

Joilson Kariri Rodrigues disse...

Belíssimo trabalho!!!! Parabéns!
Simplesmente: maravilhoso! Não há mais nada que possa dizer diante dessa obra de arte. Boa sorte na sua empreitada pelas veredas literárias.

Taciano Pinheiro disse...

Francis, Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Muito bom seu texto, realmente vc é um escritor. talentoso... parabéns