quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Valdemir escreve sobre lembranças de Aurélio Liberalino de Menezes

Segue texto escrito por Valdemir Correia de Sousa que lembra um pouco da história de Aurélio Liberalino de Menezes. O Blog Farias Brito agradece por tão pertinente lembrança.

Aurélio Liberalino de Menezes (Foto de
arquivo da família)
LÍ DIAS ATRÁS NO BLOG DO CRATO UMA NOTÍCIA QUE ME DEIXOU MUITO FELIZ. FOI BATIZADA COM O NOME DE AURÉLIO LIBERALINO DE MENEZES “ AURÉLIO LINO “ A RODOVIA QUE LIGA CRATO A FARIAS BRITO. FALAR SOBRE AURELIO LINO É A COISA MAIS PRAZEIROSA QUE SE POSSA FAZER. CONHECI ESTE CIDADÃO NOS IDOS DE 1946, EU COM 08 ANOS DE IDADE E ELE JÁ COM UMA TROPA DE BURROS, TRANSPORTANDO CAL DE QUIXARÁ – HOJE FARIAS BRITO PARA O CRATO . SÃO SEBASTIÃO, HOJE DOM QUINTINO, QUE É METADE DO CAMINHO PARA O CRATO ERA ONDE ELE PARAVA SUA TROPA PARA PERNOITAR. OS BURROS ELE RECOLHIA A UMA ROÇA DE MEU PAI, CHICOU LEONEL, E ELE ERA NOSSO HÓSPEDE. DOIS OU TRES DIAS DEPOIS ELE RETORNAVA COM OS BURROS CARREGADOS DE MERCADORIAS PARA VENDER EM FARIAS BRITO, PORQUE NAQUELE TEMPO, NÃO TINHA OUTRO MEIO DE TRANSPORTE QUE NÃO FOSSE ANIMAL. UMA VEZ POR SEMANA PASSAVA O CAMINHÃO DE SEU ALFREDO UM CHEVROLET 46, PORÉM SEM TER CONDIÇÕES DE CARREGAR CAL, DADO O SEU PEQUENO ESPAÇO CÚBICO. AURÉLIO, E DEPOIS SEUS IRMÃOS FIZERAM ESTE TRANSPORTE DURANTE MUITO TEMPO, E POSSO DIZER QUE TODAS AS CASAS QUE FORAM CONSTRUÍDAS NO CRATO, NAQUELA ÉPOCA, FORAM COM O CAL QUE AUJRÉLIO TRANSPORTOU E VENDEU.

Prefeito Aurélio em reunião com o
Governador Adauto Bezerra, seu irmão Bezerra
e seu filho Dr. Cazuza. (Foto de arquivo da família)
LOGO DEPOIS O MESMO CASOU-SE COM D. TERESINHA ALMEIDA, FILHA DO CORONEL NÉ DE ALMEIDA, PESSOA DE MUITO PRESTÍGIO NA REGIÃO E ENTÃO AURÉLIO CANDIDATOU-SE A PREFEITO DE QUIXARÁ E COMO JÁ ESCREVI ANTES, ATUALMENTE FARIAS BRITO. COM A FAMÍLIA AUMENTANDO AURÉLIO TRANSFERIU A MESMA PARA O CRATO, E DONA TERESINA EFETUAVA SUAS COMPRAS NA MINHA MERCEARIA SITUADA NO MERCADO DA RUA SANTOS DUMONT, ISTO JÁ NOS ANOS 60, SENDO QUE CONHECI TODOS OS SEUS FILHOS AINDA PEQUENOS , PORÉM ME RECORDO MAIS DO DR. CAZUZA SEU FILHO, QUE HERDOU TODOS OS PREDICADOS DO PAI. DURANTE MUITOS ANOS CONVIVI COM AURÉLIO, QUE SEMPRE VINHA AO CRATO. SENDO QUE O MESMO COM MUITO ESFORÇO INSTALOU EM FARIAS BRITO UMA MODERNA FÁBRICA DE CAL, QUE POR MOTIVOS DIVERSOS E MUITOS OBSTÁCULOS NÃO TEVE SUCESSO.NO ENTANTO, ESTA MESMA FÁBRICA DE CAL, AINDA SE ENCONTRA INSTALADA E EM PERFEITO ESTADO. A INDÚSTRIA DE CIMENTO FOI UMA GRANDE CONCORRENTE DO CAL, QUE HOJE É POUCO USADO EM CONSTRUÇÕES.

AURÉLIO FOI DURANTE MUITOS ANOS UM POLÍTICO MUITO INFLUENTE NAQUELA CIDADE E COM SEU ESTILO PACIFICADOR FOI UM EMPREENDEDOR, SEM NUNCA TER ARRANJADO QUALQUER INIMIZADE, O QUE ERA MUITO DIFÍCIL NAQUELA CONTURBADA ÉPOCA.

FELICITO O AUTOR DA IDÉIA DO NOME DA RODOVIA, COMO TAMBÉM FELICITO OS FILHOS , OS NETOS ,OS IRMÃOS E OS PARENTES DE AURÉLIO PELO LEGADO QUE O MESMO DEIXOU PARA TODOS.

CRATO : CE, 11 DE AGOSTO DE 2011

VALDEMIR CORREIA DE SOUSA

Fonte: Blog do Crato.
Postar um comentário