terça-feira, 9 de outubro de 2012

BENEVOLÊNCIA COM OS VENCIDOS



Luiz Domingos de Luna*

O Cheiro do ser humano é força motriz para a untação da sociedade que, no espaço interativo, causa uma zona de interdependência na construção da bola viva humana na geografia a que se está permeada na passagem do tempo.

Com a limitação da vida imposta pela barreira existencial, os seres humanos são capazes de fazer abstrações sobre a consciência de o quanto é perecível a passagem do homem no Planeta Terra.

Assim como o tempo limita a vida, a democracia limita o tempo, fluxo positivo para a alternância de poder, bem como possibilidades para que a sociedade possa referendar um mandato, oferecendo uma nova oportunidade para a continuação do anterior.

O Estado Democrático de Direito possibilita a sociedade esta faculdade que deve ser ponto de coesão para a civilidade humana.

A Vitória eleitoral de um candidato é uma carta de aferição, para que este possa exercer o poder político para toda a conjuntura social, assim, o prefeito ou vereador tem o compromisso com a cidade na totalidade maior, embora a forma de elegibilidade seja norteada no principio da maioria, ou seja, 50% mais um.

O Perigo nasce quando o Eleito pela norma estabelecida, munido por emoções balofas, constrói o chicote do atraso, de um coronelismo reacionário e obsoleto para triturar a minoria, para perseguir os adversários, que, diga-se de passagem, sempre existirão, e que é saudável ao processo democrático. 

O Adversário político é base do processo democrático, útil, necessário e oportuno para a saúde do estado democrático de direito.

Fomentar no meio social a idéia absurda de que o adversário político é um inimigo em potencial, “é alguém nocivo a sociedade”, “é alguém que deve ser punido severamente por pertencer à minoria”.

A ala política vencida, no processo constitucional vigente é tão somente parte do processo de amadurecimento democrático.

Pisar, perseguir, humilhar, chacotear o seguimento social e político perdedor é uma forma mesquinha e oportunista de ferir a democracia Brasileira

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com

(*) Colaborador do Blog Farias Brito


Postar um comentário