segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE VÁRZEA ALEGRE SERÁ UM DOS MAIORES DA REGIÃO SUL DO CEARÁ

Neste ano, as apresentações artísticas que marcarão o Carnaval de Várzea Alegre serão realizadas no Parque Cívico São Raimundo Nonato.


(07/02/2010) - A cidade de Várzea Alegre se prepara para realizar o maior carnaval da região Sul do Ceará. O prefeito Zé Helder (PMDB), assumiu o governo em 2005, prometendo transformar o evento em atração turística, que antes do seu governo já contava com o desfile de blocos alternativos e das escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro e Mocidade Independente do Sanharol.

Para Helder, o carnaval da cidade precisava de investimento. Uma das primeiras atitudes foi tornar o carnaval uma festa ainda mais popular, com a realização de shows públicos - antes a festa era realizada no calçadão da cidade, mas num espaço fechado com folhas de maderito.

A iniciativa de popularizar o carnaval deu certo. De lá para cá, o evento foi batizado de Carnaval da Alegria, chegando agora ao sexto ano, no segundo mandado do prefeito Zé Helder, como um dos maiores eventos da região Sul do Ceará.


Para o prefeito Zé Helder (PMDB), os investimentos direcionados ao Carnaval de Várzea Alegre trarão de volta a essência desta festa verdadeiramente popular.


O prefeito destacou que a estrutura do carnaval passa por observações importantes com o apoio à polícia e a contratação de seguranças para garantir que a festa transcorra em paz, sem incidentes graves. Um trabalho aprovado pelos foliões. Esse ano a polícia militar trabalhará com 50 homens e serão contratados 60 seguranças. A prefeitura desenvolve campanhas educativas de segurança no trânsito, contra o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição massiva de preservativos e uma equipe de saúde de plantão para casos emergenciais.

Neste ano a festa será realizada, como apoio do governo do estado, através da Secretaria de Cultura e da iniciativa privada, no Parque Cívico São Raimundo (Lagoa de São Raimundo Nonato). A área, recém urbanizada, é o espaço ideal para a realização de grandes eventos, como o Carnaval da Alegria 2010. Serão instalados 20 camarotes na área, para aqueles que querem acompanhar a festa de um ponto estratégico.

A festa contará com a apresentação de três bandas por noite, para animar um público estimado em 25 mil pessoas por noite.

A festa momina contará ainda com a participação de 11 blocos alternativos. Na cidade há blocos com até três mil integrantes. Os maiores blocos são No Embalo, Deixa a Tanga Voar e Gera Amizade.

As escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro e Mocidade Independente do Sanharol, provenientes de duas comunidades rurais do município, são um show à parte. A Unidos do Roçado de Dentro, fundada em 1963, esse ano apresentará nas ruas o tema ESURD - REVIVENDO OS ANOS 60. A escola desfilará nos dias 14 e 16, com 600 integrantes. Esse ano, a escola conseguiu recursos da ordem de R$ 15.000,00, junto à Secretaria Cultura do Estado do Ceará, para investir em sua estrutura.

Já a Mocidade Independente do Sanharol desfilará com o tema: VÁRZEA ALEGRE É UMA CIDADE DE HISTÓRIAS: VULTOS E LENDAS QUE MARCAM E ALEGRAM GERAÇÕES. A escola de samba desfilará com 913 componentes, no dia 13, a Escola de Samba Mirim, e no dia 15, a MIS.

Para dar provas da dimensão do carnaval de Várzea Alegre, já não há vagas para hospedagem em hotéis e pousadas, nem casas particulares disponíveis para aluguel.

O prefeito Zé Helder disse que aproveita o momento para incentivar ainda mais o turismo, com a geração de negócios, fortalecendo a economia da cidade, e também para mostrar ao povo, os investimentos feitos na área de infra-estrutura, apresentando uma cidade moderna e de crescimento acelerado, meta do seu governo.


As escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro e Mocidade Independente do Sanharol abrilhantarão o Carnaval de Várzea Alegre, defendendo enredos relacionados à tradição cultural do município.

2 comentários:

Administração disse...

A distorção da alegria e suas consequências. Carnaval, tempo que para muitos se transformou em liberação total - e o prefeito de Varzea Alegre diz que o carnaval precisa de mais investimentos.

Precisamos ser alegres; o cristão é alegre. A alegria faz bem para a alma. A Bíblia afirma que “a alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida” (Eclo 30,22-26).

São Francisco de Sales dizia que “um cristão triste é um triste cristão”. A alegria verdadeira brota de um coração puro, que ama a Deus e ao próximo, tem a consciência tranquila e sabe que está nas mãos de Deus.

Mas o mundo confunde alegria com prazer; quando não são a mesma coisa. Prazer é a satisfação do corpo; alegria é a satisfação da alma.
Está chegando mais um carnaval, tempo que para muitos se transformou em liberação de todos os instintos, busca frenética da “alegria” e do prazer. Mas o prazer ilícito, quando passa, deixa gosto de morte. A distorção da alegria nessa festa pode se transformar em sofrimento para a própria pessoa e para os outros, porque sabemos que “o salário do pecado é a morte” (cf. Rm 6,23). Não pense que você pode ser feliz no pecado; isso é uma ilusão.

Temos visto um espetáculo deprimente nos últimos carnavais; as próprias autoridades, querendo impedir a Aids, acabam fomentando o pecado. Os governos da união e dos estados distribuem amplamente a famigerada “camisinha” para que os foliões brinquem, gozem, mas sem o perigo de se contaminarem. Preserva-se o corpo e mata-se a alma; defende-se o prazer e a orgia e afunda-se a moral;


Será que que em Varzea Alegre não temos algo melhor para dar aos nossos jovens e a nosso povo? Quantas crianças são geradas nas relações sexuais que acontecem nos carnavais! O que acontece depois? Algumas dessas podem ser abortadas; outras se tornam filhos de uma mãe que vai criar e educar o filho sozinha. Divulguem esses dados para sabermos se é a festa da alegria.

Nossa vida é consequência de nossas escolhas e nossos atos. São Paulo disse claramente aos gálatas: “Não erreis, de Deus não se zomba; porque tudo o que o homem semear, isso também colherá. O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gl 6,8).

Os dias de carnaval nos oferecem grandes oportunidades para o pecado, tanto nas ruas, como na televisão, internet e nos clubes. Não é nisso que reside a verdadeira alegria; esta pode ser encontrada no convívio saudável do lar com os filhos, na igreja, na leitura de bons livros e da Palavra de Deus; num tempo mais dedicado à oração, no ouvir uma boa pregação, num gesto de caridade a uma pessoa que precisa de você.

O prefeito de Varzea Alegre perde uma grande oportunidade de fazer da sua cidade uma Cachoeira Paulista, uma cidade conhecida por grandes acampamentos de oração, sendo que na sua cidade acontece todos os anos um grande retiro espiritual, essa sim é a mairo festa.

Valter Pinho
Mestrando en Administração

Administração disse...

Errata
Mestrando em Administração
Maior