quarta-feira, 27 de abril de 2011

Leia as Notícias do Cariri todo dia na Internet - JORNAL CHAPADA DO ARARIPE


Em Parceria com o Blog Farias Brito



Leia todo dia as notícias do Cariri na Internet. Descubra o mundo do Cariri, a sua história, a sua cultura e as notícias da região. O Jornal Chapada do Araripe Online é o maior portal do Cariri na Internet. Contendo todas as matérias do Blog do Crato e as notícias das outras cidades do Cariri e Sul do Ceará enviadas por nossos colaboradores, aliando-se a uma qualidade visual de primeiro mundo, é a melhor forma de ver o Cariri na Internet, com qualidade, responsabilidade, e organização das matérias por conteúdo.

São mais de 20 editorias. Quer ler somente crônicas ? Basta clicar em "Crônicas". Há mais de 300 crônicas. Quer ver as últimas notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo ? Estão todas lá. E que tal assistir vídeos, ouvir música, e procurar numa base de dados de mais de 15.000 artigos e mais de 120.000 fotos ? Descubra todo o Universo contido no Jornal Chapada do Araripe. O maior Portal do Cariri, acessível agora em todos os seguintes endereços:

www.crato.org/chapadadoararipe

Jornal Chapada do Araripe Online - Um mundo para você descobrir !

terça-feira, 26 de abril de 2011

Agenda de Francis Gomes

Meus queridos, o mês de maio realmente vai ser correria com os lançamentos do meu livro, Ecos do Silêncio.
mas para começar minha  lista de compromisso, que não vai ser pouco para o mês de maio, já começa logo pelo ultimo dia de Abril.
Quem quiser participar comigo nas correria literária está convidado.


30/04/2011 Estarei fazendo uma apresentação com o pessoal da Associação cultural Literatura no Brasil no Festival de Cultura de Suzano no  Parque Municipal Max Feffer esquina das avenidas Brasil e Senador Roberto Simonsen – Jardim Imperador, a parti das 15 horas

01/05/2011 Estarei fazendo uma apresentação na festa em homenagem aos trabalhadores na Associação Cultural Suzanense Bukio, na Av: Armando Sales de Oliveira, 444 Centro de Suzano. aparti das 14 horas.

04/05/2011 No ponto de cultura Circulo das Letras, no projeto comunidade do conto, localizado no Bairro Jardim Revista, rua Bandeirante 606, aparti das 19 horas.

10/05/2011  Lançamento do meu livro na livraria Suburbano Convicto, do escritor e apresentador Alessando Buzo no Bixiga, São Paulo, as 20 horas.

11/05/2011 Lançamento do livro no espetacular e badalado Sarau da Cooperifa. Projeto do Grande poeta  Sérgio Vaz, aparti das 20 horas.

21/05/2011 Lançamento no Sarau O que Dizem os Umbigos na Casa de Cultura do Itaim Paulista. as 18 horas.

28/05/2011 Lançamento no Sarau dos Mesquiteiros, Projeto do meu amigo, poeta e professor Rodrigo Siríaco, em Ermelino Matarazzo. aparti das 19 horas.

E em Junho se tudo der certo e o Criador me permitir estarei fazendo um lançamento em Farias Brito minha cidade natal no Ceará.


Vida de poeta, é assim uma emoção a cada dia,e em cada dia uma história para contar.

Abraço a todos

Francis Gomes

http://www.poetafrancisgomes.blogspot.com/



ESCOLA GABRIEL BESERRA DE MORAIS HOMENAGEIA DESEMBARGADOR

O Dr. Francisco Darival Beserra Primo foi também homenageado pela Escola Gabriel Beserra de Morais no último 19 de abril na cidade de Farias Brito.

O novo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará realizou palestra incentivando a todos os estudantes da Escola a estudarem.

O Dr. Darival chegou a Escola acompanhado de autoridades municipais.

Dr. Darival e o Prefeito Municipal dr. Vandevelder visitando a biblioteca da Escola.

O Diretor da Escola Gabriel Beserra de Morais, Professor Devânio Fidelis, falou a todos os presentes  e disse do prazer da Escola ter o nome do Pai do homenageado.

Professores e funcionários.

Alunos da Escola participaram da homenagem ao ilustre filho de Farias Brito.





GASOLINA " Preço Explorador "

Disseram que o problema da alta da gasolina era porque o álcool aumentou de preço. Mentira! Em Brasília, a gasolina COMUM ( sem álcool ) já é vendida a mais de 3 Reais o litro. O dado concreto e objetivo, como já dizia um ex-presidente, é que o monstro da inflação, que haviam colocado dentro de um bloco de gêlo, está finalmente acordando, e o gêlo está se derretendo...

A Petrobras não está conseguindo atender a totalidade das encomendas das distribuidoras. Motoristas que tentaram abastecer seus carros em alguns postos de combustível do interior de São Paulo, Brasília, Fortaleza, Manaus Etc. Durante o feriado prolongado encontraram bombas de gasolina secas.
Cuidado com o Monstro da INFLAÇÃO !
Fonte de Pesquisa - Blog do Crato




sábado, 23 de abril de 2011

ROSILDA MENEZES COMEMORA ANIVERSÁRIO COM FAMILIARES

ROSILDA MENEZES, residente  em Fortaleza e trabalhando na área de Processamento de Dados, esteve nestes feriados da Semana Santa na sua terra natal, e na Chácara do cunhado Bené/Roseli no Lamaju (Farias Brito), comemorou nova data de aniversário.


Rosilda com a mãe Mundinha.



Os Primos Yuri, Aureliano e Taciano presentes ao evento.

Primos de Fortaleza Sérgio e Galvão com Dr. Marco Aurélio.

Grande número de familiares de todos os lugares prestigiaram o aniversário da querida prima ROSILDA.




Minha terra - Por Francis Gomes

Minha terra


Terra de amor eterno
Jamais te esquecerei
Meu ninho acolhedor
Sonho que sempre sonhei
Amo-te de tal forma
Que nunca imaginei.

Ao ouvir todas as manhãs
O canto dos passarinhos
Parecem hinos cantados
Na voz de anjos divinos.
Suspiros soltos no ar
Murmuro sem ter destino.

Terra sagrada sem guerra
Cofre de paz e de luz,
De vales fecundos que correm,
As águas do Carius,
Do verbo fei-se princípio
Coroa da tua cruz

Por mais longe que eu vá
Não te esqueço um segundo
Sou um patriota nato
De sentimento profundo
Faz parte da minha história
Eis minha terra meu mundo.


Francis Gomes

http://www.poetafrancisgomes.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Emoção marca visita do Desembargador Darival Bezerra à EEFM Getúlio Vargas

Fonte: EEFM Getúlio Vargas

O Desembargador Francisco Darival Bezerra Primo, visitou hoje, 19 de abril de 2011, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Getúlio Vargas (Farias Brito), onde cursou o 1º ano do Ensino Fundamental no ano de 1958, tendo como Professora Maria Lisieux Costa Araújo. Ao chegar à escola, foi recebido com muita emoção por esta professora. Em solenidade de homenagem, a escola apresentou algumas manifestações de carinho e amizade ao ex-aluno, hoje um dos mais ilustres da cidade, tais como:

- Apresentação de um cordel composto pelos alunos Enrique Bruno e Renata, contando a vida do homenageado;
- Entrega de um álbum de memórias, relatando, através de fotos, momentos de sua vida na escola e na cidade de Farias Brito;
- Entrega de uma blusa da farda escolar, simbolizando a sua passagem por aqui.

Emocionado, com os olhos marejados de lágrimas, o Desembargador expressou o seu carinho e admiração pela homenagem recebida agradecendo e compartilhando-as com todos os seus conterrâneos.








Descubra qual é a fórmula que mostra se os números impressos no plástico são falsos ou não



por Patrícia Machado e Adriana Wilner
R: De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, fraudes com cartões de crédito e débito somaram R$ 900 milhões em 2010. “Ladrões são muito criativos e sempre procuram uma forma de trapacear”, diz Maurício Icaza, diretor de operações do Bradesco Cartões. Um jeito simples para tentar evitar falcatruas e clonagens é prestar atenção aos dados impressos no plástico. Assim como notas de dinheiro legítimas contêm marcas-d’água e letras mínusculas que só podem ser identificadas com lupa, cartões também vêm com informações para provar sua veracidade. “Os números mostram desde o básico, como a bandeira, até fórmulas que são conhecidas apenas pelas organizações bancárias”, afirma Henrique Takaki, coordenador do Comitê de Segurança da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviço. Confira, a seguir, o que há por trás dos cartões.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Tancredo Lobo: “O comunismo contribui para minha existência”

Poeta, cronista, facilitador de Biodança e autor de livros sobre Educação, o professor Tancredo Lobo fala da sua trajetória e sobre as influências de suas vivências na formação humana e política. Na entrevista, o professor destaca que o Partido Comunista contribuiu para a sua existência.

"A literatura não fica isenta às influências políticas", afirma o professor.

Leia a seguir a entrevista concedida ao Blog das Entrevistas:

Quem é Tancredo Lobo?
Eu sou um sonhador. Trabalho na Universidade Regional do Cariri (URCA). Sou professor. Também trabalho como facilitador de Biodança, tenho um grupo no campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nasci no Crato, passei parte da infância no sítio Lagoa de Dentro, em Farias Brito. Hoje, moro entre Crato e Fortaleza. Sou um cara batalhador que luta para negar o destino de grandes dificuldades das minhas famílias.

Quando teve início seu trabalho literário?
O primeiro poema que escrevi foi aos 11 anos, quando cursava a 5ª série, e participei de um festival na escola. Ganhei o primeiro lugar e ganhei um dicionário da Fenama.

Quais as suas influências?
A vivência na roça; meus familiares, especialmente minha tia Beatriz; alguns dos meus professores; a participação no movimento social (cultural, estudantil, partido político PCdoB); a cultura popular; a música popular brasileira; a literatura brasileira; mais recentemente, a Educação Biocêntrica. Então, são influências diversas que vão acontecendo ao longo da vida.

Na década de noventa do século passado foi lançado o livro Em Obras de sua autoria. Você continua escrevendo contos e poesias?
Continuo a escrever, porém bem menos porque, pelo menos nos últimos quatro anos estive a preparar uma tese de doutorado. Agora vou juntar uns textos (poemas e crônicas) para publicar, enquanto isso, começo o trabalho de escritura de um romance sobre amor e ódio.

O que representa a literatura na sua vida?
Para mim, a literatura é uma importante forma de expressão. Além disso, um campo de diálogo de ideias e ideologias. A literatura não fica isenta aos determinismos econômicos, políticos, sociais, culturais, psicológicos, pessoais e comunitários.

Como você compreende a relação da literatura e da política?
Por tudo que falei, essa relação é estreita. A literatura, embora muitos tentem, como qualquer atividade humana, não fica isenta às influências políticas. A literatura é uma sofisticada e sutil forma de fazer política, aqui entendida como forma de conscientização e educação.

Por muitos você militou ativamente no Partido Comunista do Brasil. Essa militância contribuiu na sua produção literária?
Contribuiu com a minha existência. Pela vivência no Partido e a convivência com inúmeras pessoas muito importantes para mim, eu pude enxergar com mais nitidez a minha própria trajetória e as forças que se debatem no mundo. É claro que isso está presente em tudo que faço: uma aula, uma palestra, uma tese, um poema.

Da década de oitenta do até os dias atuais, você percebe alguma diferença na sua produção literária?
Sim. Além de maturidade, acho que agregou mais qualidade. Mas as pessoas é que podem dizer melhor a partir das suas leituras. Na qualidade de produtor, acho caminho para mais qualidade em tudo que faço.

Você desenvolve um trabalho de Biodança. Fale deste trabalho.
Biodança é um sistema de desenvolvimento humano. Não é uma psicologia, uma terapia, embora tenha grandes efeitos terapêuticos. Funciona em grupo e se apoia na música, movimento e vivência emocionada. Fiz formação de facilitador de Biodança pela Escola de Biodança do Ceará e facilito um grupo há três anos, o qual funciona toda quinta-feira, à noite, no campus Itaperi, da UECE, em Fortaleza. Sou muito comprometido com esse trabalho porque vejo o comprometimento das pessoas do grupo e acompanho o seu desenvolvimento e as mudanças que vão empreendendo nas suas vidas.

Quais os seus próximos trabalhos?
Estou escrevendo uma monografia sobre Cultura Biocêntrica, que deverei publicar em livro. Continuo escrevendo meus poemas, que também pretendo reunir em livro. E aquele empreendimento da escrita do romance, este um grande trabalho.

Fonte: Blog das Entrevistas

domingo, 17 de abril de 2011

O 1º Governador em Santana do Cariri - Por Iari Lacerda


Santana amanheceu fria. Uma leve neblina tomara conta da cidade. A serra estava branca de névoa. Corria na cidade o boato de que neste dia chegaria o governador do ceará.

Ninguém nunca vira um governador. Como seria? Um homem fardado com um chapéu e uma espada? E o que viria fazer?

Logo as ruas se enfeitaram com bandeirolas. Os pífaros desfilavam nas ruas com suas músicas típicas e a banda de música executava os dobrados e músicas de época ,onde se destacavam as músicas de Chiquinha Gonzaga.

Uma comitiva, representando as lideranças santanenses foi esperá-lo na serra do Buriti.

O governador era um homem comum, o primeiro a pisar no solo santanense, João Tomé de Sabóia e Silva que governou o estado de 1916 a 1920.

A representação encontrou o governador montado numa burra preta, do prefeito de Missão Velha; animal que se destacava pelo andar macio e pela sua resistência nas grandes cavalgadas.

Na comitiva do governador se encontrava o jornalista Leonardo Mota. Quando desceram parte da serra apearam dos animais; e se deslumbraram diante da beleza da serra. Depois de uns vinte minutos, continuaram descendo até Santana do Cariri. Ao chegarem hospedaram-se na casa que foi de Raimunda Linard, depois residência de Manoel Aquino de Lacerda; e que até bem pouco tempo pertencia a Luís Gomes Linard. O mesmo teve o mérito de conservá-la com as mesmas características daquela época. Hoje pertence aos seus descendentes e se localiza na rua: Dr. José Augusto com lateral na rua: Luís Furtado de Lacerda; em frente ao Museu Paleontológico.

A cidade era uma festa. Vinha gente de todos os distritos.Pela manhã o governador andou pelas ruas , apreciou o gosto da mangaba, do tijolo de buriti; sempre acompanhado de uma grande comitiva.

O Coronel Filinto da Cruz Neves ofereceu um banquete regado a vinho, segundo Raimundo Tavares Campos discursaram: Aprígio Cruz, que depois foi prefeito de Santana, Antonio Correia Lima, Luís Furtado de Lacerda, Antonio Teixeira, tabelião e parente do padre José Galdino Teixeira, assassinado em 30 de maio de 1844. Depois, houve o agradecimento de Leonardo Mota e do Governador, que emocionado disse: "levarei para sempre a beleza desta terra e o acolhimento desta gente hospitaleira"; e assim, depois de dois dias de festa o povo se despede de um governador que quebrou todo o protocolo e conviveu como um mortal comum.

O comentário durou dias e o arrependimento daqueles que não foram ver um fato inédito: um governador em Santana do Cariri.

Iari Gomes Lacerda
Odontólogo

Fotografia: Yuri Lacerda

Sarau na Virada Cultural em São Paulo

Meus queridos a Associação Cultural Literatura no Brasil tem cada dia dado vôos mais altos, desta fez foi convidada a fazer um sarau na virada cultural em São Paulo. O palco da Santa Ifigênia foi o local do show de músicos, poeta, poetisas e cordelista. A Associação fez bonito contagiando o povo com seus trabalhos, cada um com seu estilo. E o melhor, pela primeira vez foi feito sarau na virada cultural, o que significa que estamos no caminho certo, e que a literatura hoje, está acessível em todos os lugares desde a periferia aos grandes centros saudando com alegria, nossa gente, como diz o grande poeta Sergio Vaz:
Povo lindo, povo inteligente.
E outro grande poeta Marco pezão.
Nós é ponte e atravessa qualquer rio.

Agora a Associação Cultural Literatura no Brasil, é simplesmente um Tsunami de literatura, cultura e arte, de povo lindo e inteligente para um povo lindo e inteligente.

Francis Gomes


Francis Gomes no pauco

Francis Gomes perto do povão fazendo cordel

Cris

Mácio San

Dona Elizabete

Nelsom Olavo

A dupla Landy e Landinha

Passarinho e Sacola cantando coco

E esta moça bonita que esqueci o nome fazendo cordel,
Francis Gomes não está sozinho na loucura do cordel.

Sacolinha e Mano Cákis