De 18 a 21 de Junho
REGULAMENTO
1. DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
O XII Arraia do Povão: São João da Roça é festa no semi-árido é um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte do Município de Farias Brito, através do Centro Cultural Maria Mariêta Pereira Gomes. O referido evento tem como objetivo apresentar a diversidade cultural da Região do Cariri e da Cidade de Farias Brito, enfocando a criança e o adolescente como agentes de transformação social, dentro do contexto do semi-árido.
O evento se realizará no período de 18 a 21 de junho de 2008, no Ginásio Poliesportivo Prof. Francisco de Oliveira Brito, em duas etapas distintas:
- 1ª Etapa - ocorrerá nos dias 18 e 19de junho de 2008, sendo a participação restrita aos grupos oriundos de Escolas Públicas Municipais de 6ª a 9ª Série, do Município de Farias Brito.
- 2ª etapa – ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho de 2008, podendo participar associações comunitárias, grupos regionais ou quaisquer outros grupos que manifestar interesse.
2. DA PARTICIPAÇÃO E DAS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS.
Cada Quadrilha Junina participante deverá apresentar, obrigatoriamente, 01 (um) ANIMADOR, 01 (um) CASAL DE NOIVOS e 01 (uma) RAINHA.
Os grupos participantes da 1ª etapa deverão apresentar um número de no máximo 16 (dezesseis) pares de brincantes.
Os grupos participantes da 2ª etapa deverão apresentar um número de brincantes entre 16 (dezesseis) e 20 (vinte)
Cada grupo, em qualquer uma das etapas, terá no máximo 30 (trinta) MINUTOS para se apresentar.
As apresentações deverão transcorrer mediante a apresentação de músicas juninas tradicionais, ou ao toque de sanfona, triangulo e zabumba.
Fica a critério de cada grupo os trajes que serão utilizados na apresentação, mantendo as cores e estampas típicas da representação da cultura nordestina, sem deixar que a pompa tire a originalidade e a tradição que o evento deseja resgatar.
Cada grupo terá a tolerância de 05 (cinco) minutos à seqüência (concentração) das outras apresentações para se organizar.
Os grupos deverão estar devidamente inscritos no Centro Cultural Maria Mariêta Pereira Gomes, à rua Dr. Raimundo Alves Bezerra, S/N – Farias Brito – CE, no período de 13 a 17 de maio, horário de 7:00 ás 11:00 e de 13:00 às 17:00.
Cada quadrilha junina concorrente poderá credenciar 01 representante para acompanhar as fases do Concurso.
3. DA APRESENTAÇÃO:
Os cordões deverão, a título de sugestão, apresentar os seguintes passos tradicionais, contribuindo com o critério da originalidade anteriormente citado:
Visa-visa de pares
Cumprimento aos noivos
Túnel
Caminho da roça
Zigue – zague
Perí e contra- perí
Parafuso
Trancelim
OBSERVAÇÃO:
Antecipadamente ao início da cronometragem das apresentações, as quadrilhas terão até 08 (oito) minutos para realizarem sua abertura, incluindo o Casamento.
Para os integrantes da 1ª etapa, o dia e a ordem de apresentação das quadrilhas inscritas dar-se-á mediante acordo entre as Escolas e a Coordenação do evento.
Para os integrantes da 2ª etapa, o dia e a ordem de apresentação dar-se - á mediante a ordem de chegada para a inscrição, já definida no ato do preenchimento da ficha.
4. DA PREMIAÇÃO:
Todas as Quadrilhas participantes da 1ª etapa receberão um incentivo de R$ 500,00 (quinhentos reais), e a seguinte premiação por ordem de classificação:
1º Lugar – R$ 500, 00 (quinhentos reais)
2º Lugar – R$ 300,00 (trezentos reais)
3º Lugar – R$ 200,00 (duzentos reais)
As quadrilhas participantes da 2ª etapa receberão a seguinte premiação por ordem de classificação:
1º Lugar – R$ 1000,00(mil reais)
2º Lugar – R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais)
3º Lugar – R$ 500,00 (quinhentos reais)
Será concedido troféu de Destaque ao melhor casamento, marcador, noivo, noiva e rainha, que obtiver melhor pontuação por parte da Mesa Julgadora para cada uma das etapas.
5. DO JULGAMENTO:
O julgamento será realizado por uma COMISSÃO JULGADORA que será composta de 05 (cinco) membros escolhidos pela Coordenação do XII Arraiá do Povão: São João da Roça é festa no Semi-árido
As notas serão “marcadas” pela Comissão Julgadora de acordo com a apresentação ou não dos critérios definidos dentro de cada quesito de avaliação e posteriormente transformados em pontos pela Coordenação Geral do Evento, que variam de 05 (cinco) a 10 (dez)em cada quesito, não havendo pontos fracionados.
Serão julgados os seguintes quesitos:
Indumentária
Coreografia
Conjunto
Evolução
Animação
Ritmo
Temática
6. DAS PENALIDADES:
Ficam estabelecidas PENALIDADES que serão atribuídas a cada quadrilha junina concorrente pelo não cumprimento dos seguintes itens:
O grupo que não apresentar o CASAL DE NOIVOS e RAINHA perderá 03 (TRÊS) PONTOS;
O grupo que não se apresentar com o estilo musical junino será DESCLASSIFICADO, SALVO quanto à questão do TEMA DE ABERTURA que ficará a critério do grupo concorrente na inserção de uma TRILHA SONORA que venha ao encontro do tema escolhido, caso este seja apresentado;
A quadrilha que não se fizer presente ao local da apresentação (ARENA) após 03 (TRÊS) CHAMADAS será DESCLASSIFICADA;
Serão DESCLASSIFICADAS as quadrilhas que apresentarem atitudes de desrespeito para com os Jurados, outras Quadrilhas /Torcidas ou possuírem membros/brincantes alcoolizados.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
Os casos omissos serão solucionados pela Coordenação Geral do Festival de Quadrilhas Juninas e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
A divulgação do resultado da 1ª etapa ocorrerá no dia 19 de junho, após a apresentação da última quadrilha. Da mesma forma, o resultado da 2ª etapa, dar-se-á no último dia, após a apresentação da última quadrilha.
Farias Brito - CE, 08 de maio de 2008
Contatos
Secretaria de Educação
3544-1302
Socorro Menezes (88) 9916-0298
Cícero Menezes (88) 9966-9558
Nenhum comentário:
Postar um comentário