domingo, 20 de março de 2011

DOM FERNANDO ACOLHE CATECÚMENOS NA CATEDRAL


O primeiro domingo da quaresma, dia 13 de março de 2011, foi marcado pela acolhida de cinco catecúmenos na Catedral de N. Sra. da Penha às 9 horas. A liturgia de acolhida dos adultos que receberão o batismo na Vigília Pascal (Sábado de Aleluia), foi presidida por nosso Bispo Diocesano que, à semelhança dos antigos padres da Igreja, acolheu com muita paternidade os catecúmenos; marcou-os com a Cruz de Cristo e entregou-lhes a Sagrada Escritura; em seguida apresentou-os à comunidade cristã reunida para a Eucaristia naquela manha, que orou por todos eles com preces publicas.
Como os catecúmenos são provenientes das paróquias da Região Forânea 1, que não estão inda habituadas à metodologia do Ritual da Iniciação Cristã, a Preparação Imediata, que, na Igreja, corresponde à preparação feita durante a quaresma, imediatamente antes do batismo, sofre algumas alterações. Assim, no primeiro domingo da quaresma, faz-se a instituição dos catecúmenos, quando deveria acontecer a eleição destes que receberão o batismo. A eleição acontecerá no 2º domingo da quaresma e o restante segue normalmente até o batismo.
O itinerário de formação que inclui encontros de catequese, celebrações e acompanhamento pessoal dos catecúmenos está sob os cuidados do seminarista Weslley.
Pascom

Nenhum comentário: