domingo, 24 de maio de 2009

II Festa do Milho de Farias Brito – Ceará

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Departamento Municipal de Cultura

EMATERCE  

II Festa do Milho de Farias Brito – Ceará

REGULAMENTO

1. DA REALIZAÇÃO E  ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

      A II Festa do Milho de Farias Brito é um evento promovido pela Administração Municipal Farias Brito Cada Vez Melhor através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com o apoio das Secretarias de Educação, Saúde, Administração, Infra – Estrutura, Ação Social, Transportes, Departamento de Cultura, EMATERCE, Banco do Nordeste,Banco do Brasil e Bradesco,  com o  objetivo de  divulgar a cultura local, enfocando a produção de milho como fator de suma importância para o desenvolvimento agrícola do Município.

      O evento se realizará nos dias 04, 05 e  06 de junho de 2009, na Cidade de Farias Brito e na Vila Umarí, no Distrito de Quincuncá, e  terá uma vasta programação, no intuito de integrar as várias Regiões do Município e valorizar a cultura agrícola especificamente da Serra do Quincuncá, através de Mini-cursos, escolha da Rainha do Milho, escolha da maior espiga de milho, escolha do melhor prato típico,  escolha do produtor com maior produtividade de milho no município, exposição de barracas de comidas típicas, artesanato e festa dançante.

2.   DA PARTICIPAÇÃO  E DAS APRESENTAÇÕES

2.1 – Dos Mini-cursos

      Poderão participar dos mini-cursos os produtores e/ou seus familiares, objetivando melhorar a qualidade de vida da população serrana e a geração de emprego e renda, e serão ministrados pela EMATERCE, integrando as atividades da semana do milho híbrido.

2.2 – Rainha do Milho

     Participarão do desfile da Rainha do Milho, representantes das comunidades de Farias Brito (Sede), Cariutaba, Nova Betânia,  Quincuncá,  Barreiro do Jorge,  Região do São Vicente, Região dos Carás, Monte Pio e Umarí . 
 

     Participarão uma Rainha de cada região, sendo anteriormente selecionada pela Comunidade, através de critérios a serem determinados pela Comissão de cada localidade, sob a coordenação da Escola que for designada para esse fim.

     Selecionada a concorrente, a Escola deverá enviar o nome para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

     As candidatas a Rainha não deverão ter menos de 15 anos,  ser produtora rural ou ter vínculo familiar com esta categoria e apresentar-se para o desfile com trajes e adornos condizentes com o objetivo do evento, sendo considerada a criatividade e a originalidade de cada uma, para efeito de classificação.

     A organização do evento designará uma Mesa Julgadora, formada por 05 (cinco) componentes habilitados para realizar o julgamento.

     As candidatas vencedoras da fase final receberão prêmios nos seguintes valores:

     1º lugar – R$ 500,00 ( quinhentos reais)

     2ª lugar – R$ 300,00 (trezentos reais)

     3ª lugar – R$ 200,00 ( duzentos reais)

     2.3 – Maior Espiga de milho

           Os produtores que desejarem concorrer ao prêmio atribuído à maior espiga de milho deverão realizar antecipadamente a sua inscrição, com o Agente Rural de sua localidade. Nesse momento deverá ser informado ao Agente Rural o nome do produtor e a localidade da roça.

           Para a escolha da maior espiga de milho, a Mesa Julgadora deverá observar os seguintes critérios:

     - será medida a espiga de milho do último grão da ponta da espiga até o primeiro grão do pé da espiga.

     - em caso de empate no tamanho da espiga, o desempate será feito usando o critério de peso.

     As espigas de milho concorrentes deverão ser apresentadas à Mesa Julgadora somente na hora em que for se realizar o julgamento.

     A premiação das maiores espigas de milho será a seguinte

     1º lugar – R$ 300,00 ( trezentos reais)

     2ª lugar – R$ 200,00 (duzentos reais)

     3ª lugar – R$ 100,00 ( cem reais)

2.4 – Dos melhores pratos de comidas típicas

     A Mesa Julgadora escolherá os melhores pratos típicos, classificando aqueles que se apresentarem mais criativos e originais, aproveitando o máximo possível de ingredientes originários do milho. 

     Os pratos que melhor se enquadrarem nos critérios acima citados receberão prêmios nos seguintes valores:

     1º lugar – R$ 300,00 ( trezentos reais)

     2ª lugar – R$ 200,00 (duzentos reais)

     3ª lugar – R$ 100,00 ( cem reais)

     2.5 – Escolha do Produtor com maior produtividade

     A EMATERCE se encarregará de apresentar o Produtor com maior produtividade de milho no Município, no período de colheita. Este será contemplado com um arado a tração animal.

     3.Programação

Dia Atividade Localidade
04/06

Manhã

Dia da Agricultura Familiar no Centro Cultural Farias Brito
Dia 05/06 

Manhã  
 

Dia de Campo

Curso de Aproveitamento do Milho – EMATERCE

Atendimento Médico e Dentário, pela Secretaria de Saúde.

Bolsa – Familia itinerante, pela  Secretaria de Ação Social. 

Arborização, pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Infraestrutura.

Serra do Padre Cícero

Escola Antão Pereira – Umarí 

Posto de Saúde de Umarí

Escola Antão Pereira  

Ruas

Dia 06/06

Noite

Desfile da Banda de Música Municipal Pe. David Moreira.

Desfile das rainhas, escolha da maior espiga e do melhor prato, exposição de artesanato, atividades culturais e Festa Dançante.

Umarí
     
 

4. Das Disposições Finais

     As questões omissas nesse Regulamento sobre qualquer uma das partes desse evento serão resolvidas por decisão da maioria da Comissão Organizadora.  

Farias Brito CE, 20 de maio de 2009.  

João Frutuoso de Pinho

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. 

Cícero Duarte de Menezes

Departamento de Cultura 

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