Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
Centro Cultural Maria Mariêta Pereira Gomes
Farias Brito – Ceará
XII Arraiá do povão: São João da Roça é festa no semi-árido.
REGULAMENTO
1. DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
O XII Arraiá do Povão: São João da Roça é festa no semi-árido é um
evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e
Esporte do Município de Farias Brito, através do Centro Cultural Maria
Mariêta Pereira Gomes. O referido evento tem como objetivo apresentar
a diversidade cultural da Região do Cariri e da Cidade de Farias
Brito, enfocando a criança e o adolescente como agentes de
transformação social, dentro do contexto do semi-árido.
O evento se realizará no período de 18 a 21 de junho de 2008, no
Ginásio Poliesportivo Prof. Francisco de Oliveira Brito, em duas
etapas distintas:
- 1ª Etapa - ocorrerá nos dias 18 e 19de junho de 2008, sendo a
participação restrita aos grupos oriundos de Escolas Públicas
Municipais de 6ª a 9ª Série, do Município de Farias Brito.
- 2ª etapa – ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho de 2008, podendo
participar associações comunitárias, grupos regionais ou quaisquer
outros grupos que manifestar interesse.
2. DA PARTICIPAÇÃO E DAS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS.
Cada Quadrilha Junina participante deverá apresentar,
obrigatoriamente, 01 (um) ANIMADOR, 01 (um) CASAL DE NOIVOS e 01 (uma)
RAINHA.
Os grupos participantes da 1ª etapa deverão apresentar um
número de no máximo 16 (dezesseis) pares de brincantes.
Os grupos participantes da 2ª etapa deverão apresentar um número de
brincantes entre 16 (dezesseis) e 20 (vinte)
Cada grupo, em qualquer uma das etapas, terá no máximo 30
(trinta) MINUTOS para se apresentar.
As apresentações deverão transcorrer mediante a apresentação de
músicas juninas tradicionais, ou ao toque de sanfona, triangulo e
zabumba.
Fica a critério de cada grupo os trajes que serão
utilizados na apresentação, mantendo as cores e estampas típicas da
representação da cultura nordestina, sem deixar que a pompa tire a
originalidade e a tradição que o evento deseja resgatar.
Cada grupo terá a tolerância de 05 (cinco) minutos à seqüência
(concentração) das outras apresentações para se organizar.
Os grupos deverão estar devidamente inscritos no Centro Cultural Maria
Mariêta Pereira Gomes, à rua Dr. Raimundo Alves Bezerra, S/N – Farias
Brito – CE, no período de 13 a 17 de maio, horário de 7:00 ás 11:00 e
de 13:00 às 17:00.
Cada quadrilha junina concorrente poderá credenciar 01 representante
para acompanhar as fases do Concurso.
3. DA APRESENTAÇÃO:
Os cordões deverão, a título de sugestão, apresentar os seguintes
passos tradicionais, contribuindo com o critério da originalidade
anteriormente citado:
Visa-visa de pares
Cumprimento aos noivos
Túnel
Caminho da roça
Zigue – zague
Perí e contra- perí
Parafuso
Trancelim
OBSERVAÇÃO:
Antecipadamente ao início da cronometragem das apresentações, as
quadrilhas terão até 08 (oito) minutos para realizarem sua abertura,
incluindo o Casamento.
Para os integrantes da 1ª etapa, o dia e a ordem de apresentação das
quadrilhas inscritas dar-se-á mediante acordo entre as Escolas e a
Coordenação do evento.
Para os integrantes da 2ª etapa, o dia e a ordem de apresentação
dar-se - á mediante a ordem de chegada para a inscrição, já definida
no ato do preenchimento da ficha.
4. DA PREMIAÇÃO:
Todas as Quadrilhas participantes da 1ª etapa receberão um incentivo
de R$ 500,00 (quinhentos reais), e a seguinte premiação por ordem de
classificação:
1º Lugar – R$ 500, 00 (quinhentos reais)
2º Lugar – R$ 300,00 (trezentos reais)
3º Lugar – R$ 200,00 (duzentos reais)
As quadrilhas participantes da 2ª etapa receberão a seguinte
premiação por ordem de classificação:
1º Lugar – R$ 1000,00(mil reais)
2º Lugar – R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais)
3º Lugar – R$ 500,00 (quinhentos reais)
Será concedido troféu de Destaque ao melhor casamento, marcador,
noivo, noiva e rainha, que obtiver melhor pontuação por parte da Mesa
Julgadora para cada uma das etapas.
5. DO JULGAMENTO:
O julgamento será realizado por uma COMISSÃO JULGADORA que será
composta de 05 (cinco) membros escolhidos pela Coordenação do XII
Arraiá do Povão: São João da Roça é festa no Semi-árido
As notas serão "marcadas" pela Comissão Julgadora de acordo com a
apresentação ou não dos critérios definidos dentro de cada quesito de
avaliação e posteriormente transformados em pontos pela Coordenação
Geral do Evento, que variam de 05 (cinco) a 10 (dez)em cada quesito,
não havendo pontos fracionados.
Serão julgados os seguintes quesitos:
Indumentária
Coreografia
Conjunto
Evolução
Animação
Ritmo
Temática
6. DAS PENALIDADES:
Ficam estabelecidas PENALIDADES que serão atribuídas a cada quadrilha
junina concorrente pelo não cumprimento dos seguintes itens:
O grupo que não apresentar o CASAL DE NOIVOS e RAINHA perderá 03 (TRÊS) PONTOS;
O grupo que não se apresentar com o estilo musical junino será
DESCLASSIFICADO, SALVO quanto à questão do TEMA DE ABERTURA que ficará
a critério do grupo concorrente na inserção de uma TRILHA SONORA que
venha ao encontro do tema escolhido, caso este seja apresentado;
A quadrilha que não se fizer presente ao local da apresentação (ARENA)
após 03 (TRÊS) CHAMADAS será DESCLASSIFICADA;
Serão DESCLASSIFICADAS as quadrilhas que apresentarem atitudes de
desrespeito para com os Jurados, outras Quadrilhas /Torcidas ou
possuírem membros/brincantes alcoolizados.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
Os casos omissos serão solucionados pela Coordenação Geral do Festival
de Quadrilhas Juninas e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura
e Esporte.
A divulgação do resultado da 1ª etapa ocorrerá no dia 19 de junho,
após a apresentação da última quadrilha. Da mesma forma, o resultado
da 2ª etapa, dar-se-á no último dia, após a apresentação da última
quadrilha.
Farias Brito - CE,08 de maio de 2008
Centro Cultural Maria Mariêta Pereira Gomes
Farias Brito – Ceará
XII Arraiá do povão: São João da Roça é festa no semi-árido.
REGULAMENTO
1. DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
O XII Arraiá do Povão: São João da Roça é festa no semi-árido é um
evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e
Esporte do Município de Farias Brito, através do Centro Cultural Maria
Mariêta Pereira Gomes. O referido evento tem como objetivo apresentar
a diversidade cultural da Região do Cariri e da Cidade de Farias
Brito, enfocando a criança e o adolescente como agentes de
transformação social, dentro do contexto do semi-árido.
O evento se realizará no período de 18 a 21 de junho de 2008, no
Ginásio Poliesportivo Prof. Francisco de Oliveira Brito, em duas
etapas distintas:
- 1ª Etapa - ocorrerá nos dias 18 e 19de junho de 2008, sendo a
participação restrita aos grupos oriundos de Escolas Públicas
Municipais de 6ª a 9ª Série, do Município de Farias Brito.
- 2ª etapa – ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho de 2008, podendo
participar associações comunitárias, grupos regionais ou quaisquer
outros grupos que manifestar interesse.
2. DA PARTICIPAÇÃO E DAS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS.
Cada Quadrilha Junina participante deverá apresentar,
obrigatoriamente, 01 (um) ANIMADOR, 01 (um) CASAL DE NOIVOS e 01 (uma)
RAINHA.
Os grupos participantes da 1ª etapa deverão apresentar um
número de no máximo 16 (dezesseis) pares de brincantes.
Os grupos participantes da 2ª etapa deverão apresentar um número de
brincantes entre 16 (dezesseis) e 20 (vinte)
Cada grupo, em qualquer uma das etapas, terá no máximo 30
(trinta) MINUTOS para se apresentar.
As apresentações deverão transcorrer mediante a apresentação de
músicas juninas tradicionais, ou ao toque de sanfona, triangulo e
zabumba.
Fica a critério de cada grupo os trajes que serão
utilizados na apresentação, mantendo as cores e estampas típicas da
representação da cultura nordestina, sem deixar que a pompa tire a
originalidade e a tradição que o evento deseja resgatar.
Cada grupo terá a tolerância de 05 (cinco) minutos à seqüência
(concentração) das outras apresentações para se organizar.
Os grupos deverão estar devidamente inscritos no Centro Cultural Maria
Mariêta Pereira Gomes, à rua Dr. Raimundo Alves Bezerra, S/N – Farias
Brito – CE, no período de 13 a 17 de maio, horário de 7:00 ás 11:00 e
de 13:00 às 17:00.
Cada quadrilha junina concorrente poderá credenciar 01 representante
para acompanhar as fases do Concurso.
3. DA APRESENTAÇÃO:
Os cordões deverão, a título de sugestão, apresentar os seguintes
passos tradicionais, contribuindo com o critério da originalidade
anteriormente citado:
Visa-visa de pares
Cumprimento aos noivos
Túnel
Caminho da roça
Zigue – zague
Perí e contra- perí
Parafuso
Trancelim
OBSERVAÇÃO:
Antecipadamente ao início da cronometragem das apresentações, as
quadrilhas terão até 08 (oito) minutos para realizarem sua abertura,
incluindo o Casamento.
Para os integrantes da 1ª etapa, o dia e a ordem de apresentação das
quadrilhas inscritas dar-se-á mediante acordo entre as Escolas e a
Coordenação do evento.
Para os integrantes da 2ª etapa, o dia e a ordem de apresentação
dar-se - á mediante a ordem de chegada para a inscrição, já definida
no ato do preenchimento da ficha.
4. DA PREMIAÇÃO:
Todas as Quadrilhas participantes da 1ª etapa receberão um incentivo
de R$ 500,00 (quinhentos reais), e a seguinte premiação por ordem de
classificação:
1º Lugar – R$ 500, 00 (quinhentos reais)
2º Lugar – R$ 300,00 (trezentos reais)
3º Lugar – R$ 200,00 (duzentos reais)
As quadrilhas participantes da 2ª etapa receberão a seguinte
premiação por ordem de classificação:
1º Lugar – R$ 1000,00(mil reais)
2º Lugar – R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais)
3º Lugar – R$ 500,00 (quinhentos reais)
Será concedido troféu de Destaque ao melhor casamento, marcador,
noivo, noiva e rainha, que obtiver melhor pontuação por parte da Mesa
Julgadora para cada uma das etapas.
5. DO JULGAMENTO:
O julgamento será realizado por uma COMISSÃO JULGADORA que será
composta de 05 (cinco) membros escolhidos pela Coordenação do XII
Arraiá do Povão: São João da Roça é festa no Semi-árido
As notas serão "marcadas" pela Comissão Julgadora de acordo com a
apresentação ou não dos critérios definidos dentro de cada quesito de
avaliação e posteriormente transformados em pontos pela Coordenação
Geral do Evento, que variam de 05 (cinco) a 10 (dez)em cada quesito,
não havendo pontos fracionados.
Serão julgados os seguintes quesitos:
Indumentária
Coreografia
Conjunto
Evolução
Animação
Ritmo
Temática
6. DAS PENALIDADES:
Ficam estabelecidas PENALIDADES que serão atribuídas a cada quadrilha
junina concorrente pelo não cumprimento dos seguintes itens:
O grupo que não apresentar o CASAL DE NOIVOS e RAINHA perderá 03 (TRÊS) PONTOS;
O grupo que não se apresentar com o estilo musical junino será
DESCLASSIFICADO, SALVO quanto à questão do TEMA DE ABERTURA que ficará
a critério do grupo concorrente na inserção de uma TRILHA SONORA que
venha ao encontro do tema escolhido, caso este seja apresentado;
A quadrilha que não se fizer presente ao local da apresentação (ARENA)
após 03 (TRÊS) CHAMADAS será DESCLASSIFICADA;
Serão DESCLASSIFICADAS as quadrilhas que apresentarem atitudes de
desrespeito para com os Jurados, outras Quadrilhas /Torcidas ou
possuírem membros/brincantes alcoolizados.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
Os casos omissos serão solucionados pela Coordenação Geral do Festival
de Quadrilhas Juninas e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura
e Esporte.
A divulgação do resultado da 1ª etapa ocorrerá no dia 19 de junho,
após a apresentação da última quadrilha. Da mesma forma, o resultado
da 2ª etapa, dar-se-á no último dia, após a apresentação da última
quadrilha.
Farias Brito - CE,08 de maio de 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário