domingo, 23 de março de 2008

Homenagem ao Poeta Maranhão

Geraldo Moreira de Lacerda, O Poeta Maranhão, nasceu no Sítio Olho D'Água de Santa Bárbara em Nova Olinda-CE. Como Nova Olinda no tempo era distrito de Santana do Cariri, ele não se inibia em dizer que era um santanense de Nova Olinda.
Poeta nato, teve o privilégio de passar a maior parte de sua vida em contato com a natureza e com o homem do campo onde busca inspiração e conhecimentos para escrever suas poesias, que são principalmente relacionadas aos problemas sociais. No entanto, o poeta não dispensou o humor erótico tão bem representado em a Farra na Beira Mar e A fruta que Adão Comeu e de marcos históricos como a Comédia da Maldição e o Régulo do Desterro.
Foi membro fundador da academia dos cordelistas do Crato ao lado de Elói Teles, Luciano Carneiro, Willian Brito, entre outros. Publicou além de inúmeros cordéis, Coisas do Sertão, O Sertão e suas coisas e O Poeta e o Sertão.

Acróstico


Homenagem da Academia dos Cordelistas do Crato:

Poeta de pele grossa
A voz do homem da roça
Teu canto é uma coisa nossa,
altivo na inspiração.
teu canto é meu sentimento,
Inspirado em sofrimento,
Vens cantando o meu lamento,
A dor do meu coração.

Poeta Maranhão


Homenagem de Josenir Lacerda:

Com a ida de Maranhão
ficou triste a poesia
perdeu a mata e o sertão
quem tanto lhes defendia
A passarada canora
saudou a sentida hora
com tristonha melodia.


Por Laice Almeida

5 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Amigos,

Quero parabenizar mais uma vez o excelente nível com que está sendo feito o Blog Farias Brito, e dizer que a Rede Blogs do Cariri está quase pronta para ser lançada. Outras cidades estão se integrando, dentre elas, Várzea Alegre, e em breve teremos uma rede de sites que seguramente, representará nossas belas cidades na internet. E através da Rede de Blogs, será fácil aos internautas pular de um para outro Blog.

Parabéns pelo excelente trabalho.
Sou seu fã.

Dihelson Mendonça Administrador do Blog do Crato e de diversos outros websites na internet desde 1994.

www.blogdocrato.com
www.portaldojazz.com
www.dihelson.com

.

laice disse...

Dihelson: você está sempre nos incentivando com seu trabalho.Isso é muito bom saber que tem jovens preocupados em divulgar as coisas boas de sua terra. Isso mostra a garra e a competência do nordestino. O cariri é celeiro de bons músicos, compositores, artistas, intelectuais.Enfim,o cariri é respeitado lá fora por seus filhos.

laice disse...

Dihelson: você está sempre nos incentivando com seu trabalho.Isso é muito bom saber que tem jovens preocupados em divulgar as coisas boas de sua terra. Isso mostra a garra e a competência do nordestino. O cariri é celeiro de bons músicos, compositores, artistas, intelectuais.Enfim,o cariri é respeitado lá fora por seus filhos.

CELENITA LACERDA disse...

GOSTARIA DE AGRADECER AS HOMENAGENS PRESTADAS AO POETA MARANHÃO, MEU PAI... QUE NOS DEIXOU COM O CORAÇÃO CHEIO DE SAUDADE...SAUDADES DAS SUAS CONVERSAS, POESIAS, HISTÓRIAS...
PORÉM NOS DEIXA ORGULHOSOS PELO SEU EXEMPLO DE VIDA....
Celenita Lacerda

"NA TRAJETÓRIA DE UM TRISTE VIVER
PASSAMOS COISAS QUE NEM SEI PENSAR,
TÃO POUCO EU PODERIA DESCREVER,
TÃO POUCO EU PODERIA RELATAR...

...O TEMPO ARRASTA TUDO SEM MEDIDA,
SEM DESTINGUIR O FRACO DO MAISFORTE
O TEMPO TROUXE A CADA UM SUA VIDA,
O TEMPO TRAZ A CADA UM SUA MORTE"

O TEMPO - POETA MARANHÃO

laice disse...

Celenita: foi uma homenagem muito simples, mas posteriormente, pretendemos prestar-lhe uma homenagem maior, provavelmente na Praça Siqueira Campos em Crato, no Programa Rapadura Cultural, do professor Jorge Carvalho, envolvendo os nossos alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves em Crato.
Tenho uma grande admiração por sua poesia e pretendo passá-la para nossos alunos, pois seu pai tinha um profundo amor às suas raizes, à família e as temáticas sociais; sem contar a veia humorística, dentro do regional que nos fazia muito rir.