terça-feira, 25 de março de 2008

Preito de saudade

Hoje (25/03/2008) Farias Brito perdeu um de seus filhos ilustres, digno de nossa admiração e respeito, pelo significado que suas qualidades e virtudes nos inspirava. Trata-se da figura pacata e amiga de João Antonio de Sousa, nosso querido "Bilão". Conhecemos desde criança este grande homem, cujo nome ja inspirava a majestade de seus gestos também grandiosos. Nos deixa o legado de suas renomadas qualidades morais, que faz com que as nossas lágrimas se misturem as correntezas do Cariús, nesses sombrios dias de chuva e inundação.
90 anos vividos à sombra do saudoso Quixará. Mesmo quando faltou-lhe o uso da razão, pedia para voltar para lá, como que tivessem lhe retirado do torrão tão querido, onde fora criado por Seu Non e Dona Lôzinha, ao lado de Raimundinho, Honorato, Pierre, Elza, Teca, Aldizia e Chica.
Foi aqui que juntamente com a Professora Gracildes Ribeiro (in memorian) constituiu a sua família, formada por quatro filhos, atualmente bem sucedidos e bem projetados na vida, amantes da terra que os pais lhes ensinaram a querer bem desde a mais tenra idade.
Na sua vida pública, defendeu a pátria no seguimento à carreira militar, tendo prestado relevantes seviços a esta terra, zelando pela segurança e bem estar de seus conterrãneos.
Homem de sensatas atitudes e espírito de humildade, descansa em paz para contemplar a face grandiosa de Deus onipotente.

Texto: Cícero Menezes

2 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Eu conheci "seu" Bilão. É uma perda lastimável e vai deixar saudades. Quando criança eu conheci muita gente em Farias Brito que já me deixa saudades, como o famoso sapateiro corcunda SERAPIÃO, quem se lembra ? quando garotos, fazíamos troça com aquele jeito esquisito dele andar. Muita gente se foi, outros tantos estão-se indo. Eu fui aluno da Professora Gracildes também...

Abraços,

Dihelson Mendonça

elmano rodrigues pinheiro disse...

Aquela maneira soberana como se portava, nos impressionava bastante, quando éramos criança.
Na velhice, guardou uma perturbação que também nos acomete, que é a a fusão de imagens entre o que
é Farias Brito,
e alma adormecida de Quixará,que nos lembra a todo momento, que permanece viva, e bem viva.